Enquantoissoemgoias.com Publicidade 1200x90
23/04/2024 às 11h12min - Atualizada em 23/04/2024 às 11h12min

Dengue: bairro usa a tecnologia para monitorar o descarte indevido de lixo, em Goiânia

Objetivo é evitar depósitos clandestinos e a proliferação do mosquito da dengue. Monitoramento é feito por um voluntário que deseja fazer a sua parte para combater a doença

Os últimos dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia revelaram um aumento significativo nos casos de dengue na capital. Ao todo, a cidade tem mais de 95 mil notificações e cerca de 42,8 mil casos confirmados. Além disso, já foram constatadas 44 mortes por incidência da doença e ainda restam 56 casos suspeitos para serem analisados pelas autoridades de saúde.

De acordo com os relatórios da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, tem sido observada principalmente em áreas residenciais e em locais onde condomínios residenciais estão em fase de construção. Esses dados ressaltam a importância urgente de monitorar e limpar regularmente essas áreas para prevenir a propagação da doença.

Seguindo a recomendação das autoridades de saúde, o Eldorado Parque Bairro Pleno tem realizado monitoramento contínuo das áreas do complexo residencial que ainda não receberam edificação.

Situado na região oeste de Goiânia, ele possui 25 áreas residenciais, na quais estão sendo implantados condomínios-clubes. Atualmente, cerca de duas mil famílias vivem nos sete empreendimentos residenciais que já foram entregues no bairro planejado. Outros dois estão em construção.

A inspeção é feita através de 11 câmeras de vigilância, adquiridas pelo grupo empreendedor do bairro e doada à associação de moradores. Elas foram espalhadas pelos terrenos e são monitoradas por um agente de segurança especializado em vídeo monitoramento. Ronaldo Araújo, 51, aposentado, há um ano já está responsável por este trabalho.

Também morador do Eldorado Parque, ele conta que se preocupa com a saúde de sua família e da vizinhança, por isso, se dispôs a observar diariamente se há depósito indevido de lixo ou entulho.

“Pelas imagens do aplicativo eu vejo se há lixo sendo descartado nas áreas prediais. Se a quantidade for significativa, eu emito um sinal e aciono o batalhão da Polícia Militar, que fica no bairro. Se tiver poucos rejeitos, eu mesmo passo pelo local e pego o lixo e descarto em um local correto para evitar doenças como a dengue”, relata.

A atitude de Ronaldo vem ao encontro da orientação das autoridades de saúde que estão intensificando os esforços de controle de vetores para combater a proliferação do mosquito transmissor, mas precisam que a população também assuma responsabilidade individual e adote práticas de prevenção e ajude a fiscalizar os bairros da cidade.

O vigilante explica ainda que até hoje poucas ocorrências graves foram registradas no 42º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás, o que aponta para uma consciência maior da população. Mas ele permanece em vigília.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito infectado e pode causar sintomas graves, incluindo febre alta, dores musculares e, em casos extremos, complicações graves que podem levar à morte.


Sobre o Eldorado Parque Bairro Pleno

Situado na região oeste de Goiânia, o Eldorado Parque traz para a capital o conceito de “Cidades de 15 Minutos”, uma concepção urbanística já usada em várias cidades europeias. A ideia é organizar os espaços urbanos, os bairros em especial, de forma que seus moradores tenham acesso a tudo que necessitam, comércio, escolas, saúde e áreas de lazer a uma distância máxima 15 minutos a pé ou de bicicleta de sua casa. O bairro planejado é um empreendimento encabeçado pelas empresas CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo.


"Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp"
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.