Enquantoissoemgoias.com Publicidade 1200x90
13/05/2024 às 10h28min - Atualizada em 13/05/2024 às 10h28min

Com Programa Centraliza, Centro de Goiânia volta a se movimentar

Iniciativa da Prefeitura de Goiânia leva atrativos artísticos e culturais a pontos como Avenida Goiás, por meio de projeto de requalificação do Setor Central

Região tão importante para a história da capital, o Centro de Goiânia volta a ser ocupado por atrativos artísticos e culturais, por meio do Programa Centraliza. A iniciativa da Prefeitura de Goiânia inclui, dentre outras ações de requalificação do Centro, o fechamento da Avenida Goiás para eventos aos fins de semana.

As atividades culturais, esportivas e de lazer na Avenida Goiás foram realizadas pela primeira vez no dia 7 de abril, com uma programação de mais de dez horas de duração, desde aulas de alongamento e treino funcional, campeonato de golzinho e pintura facial para as crianças, além de apresentações musicais com a Orquestra Sinfônica de Goiânia.


O movimento do Centro teve ainda mais destaque no último fim de semana de abril. No sábado (28/4), o Chorinho voltou ao Grande Hotel e reuniu cerca de duas mil pessoas na porta de um dos prédios mais tradicionais da capital. A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) anunciou a volta quinzenal do projeto para o local, aos sábados, durante as edições do Centraliza.

O Chorinho é mais um dos projetos do Calendário Cultural de Goiânia, que incentiva e valoriza artistas locais e oferece atrações gratuitas ao público. Nos últimos anos, a ação estava sendo realizada na Antiga Estação Ferroviária, na Praça do Trabalhador.

O domingo (29/4) começou cedo com performances circenses, brincadeiras, show de rock para crianças, exposição de carros antigos, encontro de motos, além das atividades esportivas, como tênis de mesa e de pebolim e aulas de alongamento. 

No fim da tarde, foi realizado o 1º Passeio Ciclístico do Centraliza, com concentração em frente ao Grande Hotel. O percurso de aproximadamente 15 km passou por pontos como a Alameda dos Buritis, Avenida Perimetral, Contorno do Parque Vaca Brava e Praça Cívica. O evento encerrou com show e sorteio de bicicleta.

“É gratificante ver como moradores de várias regiões da capital abraçaram e estão participando ativamente da iniciativa de requalificar e reocupar o Centro com atrações culturais e de lazer. O Centraliza busca também resgatar esse sentimento de pertencimento. Estamos trabalhando por um Centro vivo, acolhedor e pujante”, destaca o prefeito Rogério. A próxima edição do Centraliza está marcada para os dias 25 e 26 de maio e programação será anunciada em breve.

Projeto
O projeto de Lei do Plano de Requalificação do Centro de Goiânia, Programa Centraliza, abrange sete eixos temáticos: habitação e atividades econômicas; segurança pública; infraestrutura, mobiliário urbano e preservação; mobilidade urbana; meio ambiente; cultura e esporte; lazer, bem-estar e turismo. 
Entre as ações previstas estão a revitalização de imóveis históricos, benefícios fiscais em Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para imóveis comerciais e residenciais da região, bem como redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os negócios que se enquadrem em potencialidades econômicas, além de ações que já foram e/ou estão sendo executadas, como o Refis, realizado no Mercado da Rua 3, Central do IPTU, na Rua 19, recapeamento asfáltico, modernização dos pontos de ônibus, troca da iluminação pública do setor e retirada dos fios mortos nos postes, por meio do Programa Cidade Segura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.