08/11/2018 às 17h59min - Atualizada em 08/11/2018 às 18h01min
Crianças com nanismo conhecem brinquedos acessíveis da Estação Turma da Mônica
Parque indoor, inaugurado em julho deste ano no Shopping Cerrado, conta com diversas opções de brinquedos acessíveis A Estação Turma da Mônica do Shopping Cerrado abrirá as portas para as crianças representantes do movimento “Somos Todos Gigantes” e seus familiares, na tarde desta sexta-feira (09). Além de proporcionar uma tarde de diversão para os participantes do 3º Congresso Brasileiro de Nanismo, a iniciativa visa apresentar as diferentes atrações que o espaço oferece para crianças e adultos com mobilidade reduzida ou limitações intelectuais e cognitivas. Para Juliana Yamin, idealizadora do Movimento Somos Todos Gigantes, que visa informar e orientar as pessoas sobre o nanismo e combater todo e qualquer tipo de preconceito, a acessibilidade é um desafio em todo o mundo. “As crianças com nanismo não têm as mesmas necessidades que um cadeirante, por exemplo. Além de baixa estatura, geralmente essas crianças têm braços e pernas mais curtas, então as coisas são difíceis de serem acessadas”, conta. Ela reitera ainda a dificuldade de encontrar locais acessíveis para este público. “Em parques de diversão, poucos brinquedos não possuem restrição de altura. As vezes são crianças de 9, 10 anos que têm altura de uma criança de 2, 3 anos e, por isso, não podem participar das brincadeiras da mesma forma. Ficamos muito felizes em saber que temos esta opção em Goiânia para as crianças com nanismo se divertirem, sem restrição, como qualquer outra criança”, comemora. Localizado no piso 1 do Shopping Cerrado, a Estação Turma da Mônica tem 1.600 m² e possui 13 atrações tematizadas e inspiradas no incrível mundo das histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa. Além de áreas de circulação acessíveis e confortáveis, o espaço conta com brinquedos projetados para que a criança ou adulto explore e interaja de acordo com sua capacidade e limitações, conforme a NBR 9050 de Acessibilidade. A ETM, que é a primeira no Brasil e fixa no Shopping Cerrado, funciona de segunda à sexta-feira, das 12 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 11 às 21 horas. No mês de novembro, de segunda a quinta-feira, exceto em feriados e dias fechados para eventos, adultos acompanhados por crianças pagantes não pagam entrada. O ingresso custa R$ 59 (inteira) e R$ 29,50 (meia), mas a Estação Turma da Mônica oferece opções de pacotes para grupos com valores promocionais. O Shopping Cerrado oferece estacionamento gratuito e fica na Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.
3º Congresso Brasileiro de Nanismo O 3º Congresso Brasileiro de Nanismo será realizado entre os dias 9 e 11 de novembro, no Hotel K, em Goiânia, e reunirá profissionais da área da saúde e o público da comunidade do Nanismo. O evento, que acontece anualmente em comemoração ao mês do Nanismo, visa reunir a comunidade brasileira de nanismo e ser um marco na abordagem do estudo sobre a baixa estatura no país. Além de atendimentos médicos e consultoria jurídica, a programação oferece palestras nas áreas de pediatria, ortopedia, otorrinolaringologia, ortodontia, nutrição, psicologia e genética e, pela primeira vez, um módulo técnico para estimular a pesquisa sobre Nanismo no Brasil e uma programação exclusiva para as crianças. No último dia, também acontecerá o 1º Encontro Nacional do Somos Todos Gigantes, como uma extensão do Congresso.
O grupo do Shopping Cerrado O Shopping Cerrado faz parte da CCP (Cyrela Commercial Properties S.A.), que é uma das principais empresas de desenvolvimento, aquisição, locação, venda e administração de imóveis comerciais do Brasil. Atualmente, tem em seu portfólio de shoppings oito empreendimentos no país, localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Somados, abrigam mais de 1,5 mil varejistas em ABL (Área Bruta Locável) total superior a 289 mil m², dados que colocam a CCP entre as maiores administradoras de shoppings do Brasil. Desenvolvidos dentro dos mais avançados padrões construtivos, esses empreendimentos se destacam pela arquitetura moderna e funcional, localização privilegiada, potencial de retorno e permanentes práticas de sustentabilidade relacionadas à segurança, saúde e meio ambiente. [gallery]