Enquantoissoemgoias.com Publicidade 1200x90
03/09/2024 às 23h55min - Atualizada em 03/09/2024 às 23h55min

Brasília: A história da história estreia em Goiânia no dia 5 de setembro

O longa-metragem dirigido por Rai Alves narra a construção da capital brasileira, reunindo depoimentos e histórias inéditas de engenheiros e pioneiros

O documentário Brasília: A história da História, uma produção da Tupi Filmes, com direção de Rai Alves, chega à Goiânia para única exibição, no dia 5 de setembro, quinta-feira, às 19h, na Sala de multimídia João Bênnio, na Vila Cultural Cora Coralina. A entrada é franca, mas os organizadores sugerem a doação de 1 litro de leite. O total da bebida arrecadado será doado à Organização das Voluntárias de Goiás – OVG.

A ação é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal e operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto foi contemplado pelo Edital nº 9 de 2023 da Lei Paulo Gustavo de apoio às empresas do Setor Audiovisual.

Brasília: a história da história é um documentário longa-metragem que retrata, de forma inédita, a história da construção da capital federal. Para isso, reúne uma série de depoimentos com personagens que viveram esse momento, como os engenheiros que fizeram parte desse grande canteiro de obras.

O filme é ilustrado pelas fotografias do acervo com cerca de doze mil imagens captadas pelas lentes do fotógrafo Hélio de Oliveira, o primeiro a retratar o presidente JK no sítio onde se ergueria a nova capital do país, em 1956. Hélio de Oliveira, falecido em 2020, narra trechos deste período, ao rememorar os episódios que viveu ao acompanhar profissionalmente, de clique em clique, a vida política da década de 1950. 

Além da direção, Raimundo Alves também divide os créditos do roteiro com Bruno Fiorese. A produção e as entrevistas são de Karla Rady. O documentário contou com o apoio da Agência Nacional de Cinema (Ancine), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Foi premiado pelo Edital de Fomento à Produção Audiovisual do Fundo de Cultura do Estado de Goiás (FAC), de 2014.

Tupi Filmes
A Tupi Filmes promove, de agosto de 2024 a janeiro de 2025, uma série de exibições gratuitas à comunidade em geral e, em especial, em instituições filantrópicas de apoio ao idoso. As exibições estão relacionadas às aprovações da Tupi Filme em editais da Lei Paulo Gustavo Estadual. As datas de todas as ações podem ser conferidas pelo Instagram @tupifilmes.

Enquantoissoemgoias.com Publicidade 790x90


"Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp"
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.