12/12/2018 às 14h56min - Atualizada em 12/12/2018 às 14h56min

Autismo infantil, como reconhecer os primeiros sintomas

Olhar indescritível, repetitividade de movimentos e atraso na linguagem. Estes são os principais parâmetros que denotam uma síndrome autista. No entanto, fazer um diagnóstico é muito complicado: para isso, você precisa entrar em contato com especialistas no campo. Em teoria, o diagnóstico do autismo deve ser feito nos primeiros três anos de vida da criança. No entanto, não existem testes objetivos capazes de nos dizer se o nosso filho é afetado por esta síndrome: o diagnóstico, na verdade, é baseado em dados clínicos e que é na observação do comportamento da criança. Entre outras coisas, muitas crianças com desenvolvimento "típico" têm alguns traços autistas. É por isso que é muito difícil fazer uma avaliação e, portanto, é muito importante entrar em contato com especialistas.

O que é autismo?

O autismo é um distúrbio generalizado do desenvolvimento de origem genética com forte interação ambiental. Não é uma doença no sentido clássico do termo, porque não é possível curar o autismo. No entanto, é possível cuidar deles com intervenções psicoeducacionais estruturadas que levam à qualificação e melhoria da qualidade de vida de crianças e adultos autistas, mas também de seus pais ou de suas famílias.

Quais são as causas do autismo?

Até a década de 80, pensava-se que o autismo era um problema decorrente de questões psicossociais: os responsáveis ​​eram as famosas mães da "geladeira" ou mães que não eram capazes de amar seus filhos suficientemente bem. Nos últimos vinte anos, tudo isso foi negado graças à intervenção das associações de pais. Agora sabemos que o autismo é uma síndrome de origem genética que tem fortes influências do ponto de vista das interações ambientais. Atualmente, sete genes relacionados ao autismo foram descobertos. E sete genes podem criar um amplo espectro desta doença. No entanto, é óbvio que a genética não é suficiente para explicar esse fenômeno, também porque, na genética, a relação entre o genótipo e o fenótipo não é de causa-efeito, mas de predisposição. Isso significa que um sujeito pode estar predisposto ao autismo, mas não desenvolvê-lo ou estar despreparado e ser afetado.

Quais são os primeiros sinais e como eles podem ser reconhecidos?

Não é possível reconhecer a síndrome autista com exames instrumentais, o diagnóstico pode ser feito apenas através de dados clínicos, que são baseados na observação do comportamento da criança. Os "textos sagrados" dizem que o diagnóstico deve ser feito nos primeiros três anos de vida. Os parâmetros a serem considerados são basicamente três: o primeiro é o olhar indescritível, que não focaliza os objetos normalmente observados; a segunda é a repetitividade da atividade e do jogo, há certa rigidez e certa rotineira; finalmente, o terceiro aspecto diz respeito à ausência da linguagem verbal ou seu atraso. No entanto, devemos lembrar que todos esses elementos também podem ocorrer em crianças com desenvolvimento típico. Por isso, é melhor entrar em contato com um especialista do setor para evitar erros que possam ter repercussões pesadas na vida da criança.

O que você deve fazer se notar esses sinais na criança?

Quando a criança é pequena, é claro que você tem que ir ao pediatra, então será sua cura, se houver uma suspeita de autismo, enviá-lo para especialistas no campo, que podem ser psicólogos ou mesmo neuropsiquiatras. A avaliação diagnóstica deve então ser feita em uma base clínica e depois na observação de seu comportamento. Certamente não há testes instrumentais: não há testes objetivos, como um exame de sangue ou uma ressonância magnética, que possam nos dizer que a criança é autista. O fato é que, como em todas as coisas, quanto mais cedo uma intervém, melhor. E então é importante envolver imediatamente os pais no tratamento, porque se é verdade que você não pode se recuperar do autismo, também é verdade que podemos permitir que a criança em condições de autismo tenha certeza de que você aprende tudo o que precisa para o autismo. sua vida e sua vida diária, desde vestir-se até a lavagem, até mesmo habilidades cognitivas.

Quais são as intervenções mais eficazes?

As 21 diretrizes adotadas internacionalmente, especialmente as escocesas, dizem quais são as intervenções que mais funcionam. Os últimos referem-se à psicologia da aprendizagem, portanto, estruturam intervenções psicoeducativas, progressivas, organizadas hierarquicamente, sequenciais e sobretudo uniformes. Ensine uma coisa de cada vez e lentamente. É como alimentar uma árvore: se você jogar uma cascata de água na planta uma vez por semana, ela morrerá de sede; Se você derramar uma gota de água todos os dias, essa árvore crescerá e crescerá.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.