11/09/2024 às 09h35min - Atualizada em 11/09/2024 às 09h35min
Governo de Goiás atende mais de 200 pessoas na 8ª edição do Dignidade na Rua
Ação do Goiás Social ofereceu mais de 30 benefícios e serviços sociais, como emissão de documentos, cursos de qualificação, vagas de emprego, banho, alimentação e distribuição de roupas
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), promoveu a oitava edição do projeto Dignidade na Rua, nesta terça-feira (10/09), no Cepal do Setor Sul, em Goiânia. Cerca de 200 pessoas em situação de vulnerabilidade social tiveram acesso a mais de 30 benefícios e serviços ofertados. A ação faz parte do Goiás Social e teve a parceria de várias outras secretarias e órgãos de governo, como a Defensoria Pública, Secretaria da Educação (Seduc-GO), Secretaria da Retomada e OVG, além do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, ONGs, entre outros.
Entre os serviços oferecidos, estavam emissão de documentos; distribuição de absorventes do programa Dignidade Menstrual; encaminhamento para vagas de emprego; testes e exames de saúde; retificação de prenome e gênero; e reconhecimento de paternidade, por meio do programa Pai Presente, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). Quem foi ao local ainda recebeu alimentação; roupas; medicamentos e vacinas. O evento também contou com uma programação cultural, com apresentações artísticas e área de lazer para crianças.
Lucas Corrêa, 34 anos e sete deles vivendo em situação de rua, tomou banho, almoçou e foi até o espaço da Secretaria da Retomada para procurar uma vaga de emprego. Depois de passar por uma clínica para recuperação de dependentes químicos, ele disse sentir-se mais preparado para arrumar um trabalho.
Enquanto isso, Lydia Oliveira, natural do Maranhão, 39 anos e morando em Goiânia há sete meses, ia tentar passagens para ela, o marido e os dois filhos, pelo programa De Volta Para Casa, gerido pela Seds. “Viemos para cá a procura de trabalho, mas não deu certo. Agora vamos para São Paulo, cidade do meu sogro”. O marido buscou por emissão de documentos que estavam faltando e os filhos cortaram cabelo, para depois tomarem banho, escolherem algumas peças de roupa e almoçarem.
O secretário Wellington Matos destacou a consolidação do evento, com cada vez mais parceiros e oferta de serviços. “Isso demonstra a relevância dessa ação pontual, que leva um super combo de serviços para a população em situação de rua, trazendo efeitos imediatos e duradouros”, afirma Matos.