Enquantoissoemgoias.com Publicidade 1200x90
13/09/2024 às 12h11min - Atualizada em 13/09/2024 às 12h11min

Saúde Mental em Aparecida: saiba onde e como buscar atendimento

Confira os endereços e horários de atendimento:

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possui uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que oferece acompanhamento às pessoas com demandas relacionadas à saúde mental, com mais de quinze mil atendimentos mensais. O objetivo é cuidar de forma humanizada das pessoas que possuem sofrimentos psíquicos ou necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, somadas às situações de vulnerabilidade social.

Atualmente, Aparecida conta com quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), uma Emergência Psiquiátrica, um Núcleo de Cuidados em Saúde Mental e uma Clínica especializada no atendimento de crianças com autismo. Também possui o pioneiro Consultório na Rua, que leva atendimento a pessoas em situação de rua.

De acordo com o secretário de saúde, Bruno Hernandez, “Queremos que as pessoas saibam que não estão sozinhas. Nossa rede está preparada para oferecer apoio em todos os momentos, com foco na recuperação e reintegração à vida social.”

Como buscar atendimento

O superintendente de Atenção à Saúde, João Pedro Batista, explica que qualquer pessoa pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para agendar uma consulta com um clínico geral. O agendamento também é feito pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo telefone 0800-646-1590. “Esse profissional faz a avaliação inicial e, se necessário, encaminha a pessoa para serviços especializados, como os oferecidos no Núcleo de Cuidados em Saúde Mental ou na Clínica Teia, por exemplo”.

O Núcleo de Cuidados em Saúde Mental atende pessoas a partir de 15 anos que enfrentam sofrimento emocional. O atendimento é agendado via sistema de Regulação e ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 às 20h.

Para crianças de 1 a 6 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o encaminhamento é feito para a Clínica Teia, especializada no atendimento precoce de autismo.

Atendimento 24 horas

Aparecida também oferece atendimento sem agendamento para pacientes em crise. A UPA Flamboyant está disponível 24 horas por dia para quem necessita de urgência ou emergência em saúde mental. Psiquiatras e enfermeiros estão à disposição para oferecer assistência imediata.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) também atendem crises e fazem o acompanhamento ambulatorial de pessoas com sofrimento psíquico grave e persistente. Três unidades funcionam 24 horas, e uma delas, o CAPSi Alegria, atende crianças e adolescentes até 18 anos, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h.

A coordenadora de saúde mental, Eurides Santos, afirma: “Nossa RAPS está estruturada com equipe multidisciplinar pronta para atender às diversas demandas relacionadas à saúde mental, oferecendo acolhimento na abordagem psicossocial com respeito a subjetividade de cada pessoa, assim, promove o acompanhamento longitudinal, integração social e a garantia de direitos, sempre envolvendo os usuários do serviço e suas famílias."

Setembro Amarelo: Não espere, busque ajuda

Eurides lembra que neste mês toda a rede está abordando a temática de prevenção ao suicídio, em decorrência da Campanha Setembro Amarelo. “Temos uma programação especial e todas as unidades estão mobilizadas para lembrar as pessoas que pedir ajuda salva vidas. Por isso, faço um apelo: se você ou algum conhecido está passando por momentos difíceis, procure uma das unidades de saúde mental de Aparecida. Todas estão preparadas para oferecer acolhimento e acompanhamento com respeito e cuidado”, ressalta.

Confira os endereços e horários de atendimento:

CAPS III Bem-Me-Quer (24h)  
Rua A2, Quadra 4, APM1, Residencial Anhembi  
Fone: (62) 3545-9197  
Atende adultos com sofrimento psíquico grave e persistente.  

CAPS AD III Criarte Vida (24h)  
Avenida Major Manoel Augusto Silva Brandão, APM5, Veiga Jardim  
Fone: (62) 3545-9104  
Atende adultos com uso abusivo de álcool e outras drogas.  

CAPS Infantojuvenil Alegria (das 7 às 19h, seg. a sex.)  
Rua 29, Quadra 85A, Lote 13, Jardim Bela Vista  
Fone: (62) 3545-7006 / 3545-4725  
Atende crianças e adolescentes sofrimento psíquico grave e persistente.  

CAPS AD III Infantojuvenil  (24h)  
Rua A2 c/ Rua A3, Quadra 5, Residencial Anhembi  
Fone: (62) 3537-8816 / 3255-9690  
Atende crianças e adolescentes até 17 anos com uso abusivo de álcool e outras drogas.  

Núcleo de Cuidados em Saúde Mental (das 7 às 20h, seg. a sex.)  
Rua Caragoata c/ Uberaba, Quadra 115, Lote 14, Setor dos Afonsos  
Fone: (62) 3283-3451  
Atende pessoas a partir de 15 anos em sofrimento psíquico e emocional.  

Consultório na Rua (das 8h às 22h, seg. a sex.)  
Rua Caragoata c/ Uberaba, Quadra 115, Lote 14, Setor dos Afonsos  
Fone: (62) 3248-2902  
Atende pessoas em situação de rua com sofrimento psíquico e/ou uso abusivo de álcool e outras drogas.    

Emergência Psiquiátrica UPA Flamboyant (24h)  
Rua W3 A, 127, Parque Flamboyant  
Fone: (62) 3545-4739
Atende pessoas em crise devido ao sofrimento psíquico ou decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, que necessitam de atendimento de urgência e emergência

Enquantoissoemgoias.com Publicidade 790x90


"Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp"
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.