09/01/2019 às 16h56min - Atualizada em 09/01/2019 às 16h56min

Se você sente arrepios ouvindo música saiba que você é especial

Pessoas que sentem arrepios ouvindo música podem ter cérebros especiais. Se você é uma pessoa capaz de sentir arrepios ao ouvir músicas, isso significa que seu cérebro é diferente do da maioria das pessoas. Foi o que descobriu Matthew Sacks, um estudante de doutorado do Instituto Cérebro e Criatividade da USC, ao realizar estudo investigando este tipo de pessoas. O estudo, feito enquanto era graduado na Universidade de Harvard, envolveu 20 alunos, 10 dos quais relataram sentimentos de calafrios enquanto ouviam suas músicas favoritas e 10 não. Sacks fez exames cerebrais de ambos os grupos e descobriu que o grupo que experimentou calafrios teve um número significativamente maior de conexões neurais entre o córtex auditivo; centros de processamento emocional; e córtex pré-frontal, que está envolvido na cognição de ordem superior (como interpretar o significado de uma canção).
Ele descobriu que pessoas que sentem calafrios com música possuem diferenças estruturais no cérebro. Elas têm um maior volume de fibras que conectam seu córtex auditivo às áreas associadas ao processamento emocional, o que significa que as duas áreas se comunicam melhor.“ A ideia é que mais fibras e o aumento da eficiência entre duas regiões significa que a pessoa tem um processamento mais eficiente entre elas“, disse ele em entrevista à Quartz. Estas pessoas têm uma capacidade aprimorada de experimentar emoções intensas, disse Sachs. Isso é aplicado apenas à música, pois o estudo se concentrou apenas no córtex auditivo. Mas poderia ser estudado de maneiras diferentes, afirmou o estudante.As descobertas de Sachs foram publicadas no Oxford Academic. “Se você tem um número maior de fibras e maior eficiência entre duas regiões, você é uma pessoa com um processamento mais eficiente. Se tem arrepio no meio de uma música, é mais provável que você nutra emoções mais fortes e intensas“, disse o pesquisador.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.