23/09/2024 às 09h04min - Atualizada em 24/09/2024 às 09h04min
Inovação nas empresas brasileiras ainda precisa avançar para garantir longevidade das corporações, aponta especialista
Segundo Marcelo Camorim, um dos palestrantes da próxima edição do Bossa Summit, investir em modernização de processos de gestão é fundamental para que negócios possam superar adversidades
Divulgação O Brasil ocupa hoje a 49ª posição no Índice Global de Inovação (IGI), calculado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI/WIPO). O recente avanço no IGI fez o país voltar a integrar a lista das 50 economias mais inovadores do mundo, num ranking que reúne 132 nações.
Mas apesar do crescimento das posições no índice de 2023, ainda é preciso mais conscientização sobre a importância dos investimentos em inovação para garantir a perenidade das empresas. A observação é do especialista em gestão empresarial, em implantação de governança corporativa, sucessão empresarial e em recuperação judicial, Marcelo Camorim.
O executivo é o atual presidente do Conselho de Administração e Familiar do Grupo Soares e falará sobre o tema na próxima edição do Bossa Summit, um dos maiores eventos focados no mercado de inovação e Venture Capital do País, que será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no São Paulo Expo, na capital paulista. Em sua palestra, Camorim irá compartilhar o case de modernização do Grupo Soares durante o painel “Além dos Obstáculos: Histórias de Empreendedores que Superaram Adversidades”, previsto para o dia 26 de setembro (quinta-feira), às 10h50.
O especialista estará ao lado de grandes nomes do mercado de investimentos como o economista e influenciador Ricardo Amorim; o CVO da Bossa Invest, João Kepler; o fundador e presidente do Conselho do Grupo Ser Educacional, Jânyo Janguiê Diniz, entre outros. O evento reúne grandes corporações investidoras no mercado de alto risco e startups, além de fundos de venture capital e visa discutir as principais tendências deste mercado para promoção de investimentos assertivos. Para esta edição são esperados mais de 10 mil pessoas, que terão acesso a palestras, pitches, rodadas de negócios, workshops, mentorias e espaços para networking. Na edição anterior, o Bossa Summit contou com a participação de mais de seis mil pessoas durante os dois dias de evento, mais de 350 expositores, mais de 100 palestras e a presença de 82 fundos de investimentos.
Superação Fundado na cidade de Goiânia há mais de 57 anos e tendo começado como uma pequena loja de materiais de construção, a Irmãos Soares, o Grupo Soares é hoje uma holding com atuação em diversas áreas como tecnologia, incorporação imobiliária e agronegócio, além do segmento de materiais de construção. Fortalecido, após superar um recente processo de recuperação judicial, o grupo já prepara sua terceira geração de herdeiros para assumir o comando da organização. Recentemente, a empresa concluiu uma ampla reestruturação de sua gestão, tornando-a mais moderna e eficiente. O consultor Marcelo Camorim esteve à frente deste processo de recuperação e modernização da gestão.
Fundada pelos irmãos Odilon José Soares e Elon José Soares, a empresa permaneceu em gestão familiar até passar pela sucessão para a segunda geração, os filhos. Porém, manter a mesma forma de gerir que os pais tiveram na década 1970 não foi suficiente para conduzir a empresa para o crescimento e no seu auge, problemas começaram a surgir. Contudo, com a mentalidade aberta dos sócios para a inovação e para novos modelos de negócio e de gestão.
Segundo Marcelo Camorim, o êxito na recuperação judicial só foi possível graças à modernização e profissionalização da gestão, que inclusive implementou a governança corporativa em todos seus processos. “A formação da gestão de hoje está amadurecida e muito bem inserida na cultura da empresa, pois foi um processo que começou em 2018, com a primeira profissionalização”, destaca Marcelo Camorim.