Um novo incêndio atinge a Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado. Por isso, trilhas e atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) foram fechados à visitação.
"Os visitantes foram retirados em segurança pela equipe da concessionária Parquetur, incluindo os que estavam na área de acampamento da Sete Quedas", disse o parque em comunicado.
O incêndio começou na última quarta-feira (25), nas proximidades da Vila de São Jorge. Na data, mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de voluntários, estavam atuando no combate às chamas.
O primeiro grande incêndio deste mês que havia atingido o parque durou seis dias e foi controlado no último dia 11 de setembro. O fogo destruiu mais de 10 mil hectares dentro e fora do parque, segundo o ICMBio. O tamanho da área destruída foi o equivalente à cidade de Vitória, no Espírito Santo.
Os esforços de combate mobilizaram 121 profissionais, composto por brigadistas, servidores do Instituto Chico Mendes e do Ibama, além de colaboradores da Aliança da Terra e voluntários. Além disso, foram disponibilizados dois aviões Air Tractors e um helicóptero. A operação contou com uma frota de 50 veículos, incluindo caminhões, caminhonetes e carros.
A Chapada dos Veadeiros está entre os dez destinos que os brasileiros possuem maior interesse de visitação no país, segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo. O local se destaca pela beleza das cachoeiras e trilhas em meio ao Cerrado, além de chamar atenção pela energia mística.
Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2001, protege uma área de 240.611 hectares de Cerrado, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens que se alteram ao longo do ano.
A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades no parque, em trilhas que eram antigas rotas usadas por garimpeiros. O Parque Nacional fica aberto à visitação todos os dias da semana