15/10/2024 às 14h43min - Atualizada em 15/10/2024 às 14h43min
Macumbb homenageia as matrizes africanas em roda de samba com entrada gratuita, sábado (19)
Apresentação será na Praça Tamanduá, no Setor Leste Vila Nova, a partir das 17h30. Evento integra apresentações do projeto Ritmos na Praça, comandado pelas produtoras Lorys Araújo e Cláudia Mendonça
Com a proposta de resgatar os tambores do Axé, o Macumbb (em sua 9ª edição - O Caminho dos Guardiões), comandado pela sambista Beaju, será a grande atração do projeto Ritmos na Praça, no sábado (19), a partir das 17h30, na Praça Tamanduá, na Rua 215, no Setor Leste Vila Nova. A entrada é franca. “Dentre as inúmeras influências musicais que deram origem ao samba – batuque, chorinho e lundu, estão os tambores das religiões de matriz africana. O ato de tocar tambor, muito antes de sua relação com o entretenimento e com os estilos musicais, tem origem religiosa e até política”, diz a cantora Beaju.
No repertório, canções de artistas que emplacaram sucessos inesquecíveis embalados pelos tambores do Axé, como Clara Nunes, Alcione, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra e, mais recentemente, Mariene de Castro, Roberta Sá, Fabiana Cozza e Aline Calixto. Beaju, à frente da roda de samba Macumbb, é conhecida nos palcos goianos por interpretar boa parte do vastíssimo repertório de samba dedicado às religiões de matriz africana, música marcada pelos elementos percussivos latentes “que literalmente fazem tremer as estruturas do coração”, brinca a artista.
Além dos tradicionais elementos percussivos do samba (pandeiro, surdo e tamborim), são inseridos congas, atabaques, agogô, afoxé, ganzá, berimbau e outros instrumentos alternativos que remetem às formas tribais de cultos e entretenimento. “Ter a chama de uma das origens mais incríveis do samba acesa nos palcos públicos é empoderar as culturas que mais sofrem preconceito nesse país; é reverberar a alegria e o balanço do samba, ijexá, afoxé e MPB; é vibrar a mais potente energia que une um povo”, arremata a artista.
Ritmos nas Praça O projeto idealizado pelas produtoras Lorys Araújo e Cláudia Mendonça foi aprovado pela Lei Goyazes do Governo de Goiás e conta com o patrocínio da Equatorial Goiás. Ao todo, serão seis atrações gratuitas, em diferentes estilos musicais, em praças públicas de Goiânia. São elas: as já realizadas Dona da Roda (27/9), Xexéu (29/9), Isabella Arantes (11/10) e Pádua (4/10); e as vindouras Beaju (19/10) e TomChris (20/10). Para acompanhar os horários e locais, basta seguir o perfil do instagram @ritmosnapraca.
SERVIÇO Ritmos na Praça: Roda de Samba Macumbb Data: sábado (19) Horário: 17h30 Local: Praça Tamanduá, na Rua 215, no Setor Vila Nova – Goiânia Entrada franca Mais informações: @ritmosnapraca