17/12/2024 às 15h50min - Atualizada em 17/12/2024 às 15h50min
Alimentação: saiba o que fazer para não exagerar durante as festas de fim de ano
Nutrólogo do Einstein Goiânia aborda como lidar com os excessos e aproveitar as festividades de forma mais leve
Canva As confraternizações de fim de ano são momentos de celebração familiar, encontro entre amigos e descontração com os colegas de trabalho. Com mesas fartas e repletas de pratos típicos como assados, sobremesas variadas e bebidas alcoólicas, é comum que muitas pessoas se deixem levar pelo entusiasmo, consumindo mais do que o necessário. Contudo, esses excessos podem trazer desconfortos imediatos, como indigestão e mal-estar, além de impactos cumulativos na saúde, especialmente para quem já lida com condições como diabetes, hipertensão ou colesterol elevado.
Goianos têm o hábito de serem fartos à mesa. Mas é possível aproveitar todas as delícias culinárias sem renunciar ao prazer gastronômico. De acordo com o nutrólogo do Einstein Goiânia, Rodrigo Costa, planejar o prato antes de servir, priorizando porções equilibradas e incluindo opções mais leves, como saladas e frutas, pode ajudar a manter o controle. Outra estratégia é comer devagar, apreciando os sabores e ouvindo os sinais de saciedade do corpo.
Aqui estão algumas dicas para aproveitar as festividades: * Planeje seu prato com equilíbrio;
* Coma devagar e aprecie os sabores;
* Cuidado com o tamanho das porções e a quantidade de repetições;
* Controle a quantidade de ingestão de bebidas alcóolicas e com açúcar;
* Não pule refeições antes da ceia;
* Não se esqueça que uma salada gostosa deve fazer parte da ceia. Folhas diferentes, sementes, castanhas, frutas e queijos magros fazem uma bela composição.
* Selecione proteínas magras, como peru, frango e peixes sem pele alem do bacalhau dessalgado.
* Prepare os alimentos de forma leve, como assados e grelhados.
Sobre o Einstein Goiânia A unidade de Goiânia foi inaugurada em 2021 e é o primeiro hospital Einstein fora de São Paulo. Com 18 mil metros quadrados de área total, pronto atendimento 24 horas, 35 leitos operacionais, terapia intensiva e serviço de transplante de medula óssea, também conta com a primeira plataforma de cirurgia robótica do estado, com 800 procedimentos realizados em 2023. Em 2024, inaugurou o serviço de pediatria, que oferece uma jornada completa de atendimento para casos de alta e baixa complexidade em crianças e jovens.
Além da assistência, a unidade possui um centro de ensino, inaugurado em 2023, com mais de 30 cursos de pós-graduação nas áreas de saúde e administração hospitalar, além de diversos cursos de curta duração. No mesmo ano, lançou também um centro de inovação, cujo objetivo é desenvolver tecnologias que possam beneficiar o setor de saúde na região.