Tradição há 181 anos, evento religioso acontece entre os dias 25 de junho e 4 de julho. Programação será virtual para evitar aglomerações e aumento dos casos de Covid19. A Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, acontecerá de forma virtual. Com o intuito de evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus, as romarias estão proibidas. O evento, que acontecerá entre os dias 25 de junho e 4 de julho, será transmitido pelas redes sociais, emissoras de televisão e rádios. A Romaria de Trindade é considerada, atualmente, o maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. A cidade chegava a receber cerca de 6 milhões de romeiros durante o período da festa. O tema deste ano será “Pai Eterno, diante de vós somos todos irmãos”. De acordo com a instituição, a temática foi decidida como uma proclamação de esperança para os fiéis nestes tempos difíceis de pandemia. A programação, que ainda será disponibilizada, promete não ter grandes divergências do evento tradicional. Iniciando às 5h30 com a oração do terço, depois às 6h com a tradicional missa e, às 9h se iniciam as novenas.
De acordo com o padre João Paulo, reitor da Basílica, missas, caravanas e as tradicionais festas que ocorrem durante todo o período de celebrações estão proibidas. Quem não cumprir as medidas será punido de acordo com o código de posturas municipal, inclusive com a interdição das atividades nos setores comercial, industrial e de serviços.
“Ficamos comovidos por não podermos celebrar presencialmente. Mas não podemos negar que estamos em um momento de crise”, disse o padre.
“A fé exige de nós compromisso e responsabilidade. Não queremos nem podemos reunir todos os fiéis em solidariedade a tantas pessoas enfermas e pessoas que perderam seus entes queridos. Pedimos novamente, fiquem em casa”, completou o reitor.
Segundo o prefeito de Trindade, Marden Júnior (Patriota), além dessas medidas para evitar aglomerações, também serão instaladas barreiras nas rodovias e pontos de testagem e atendimento com o intuito de orientar possíveis romeiros que venham visitar a cidade. “Nosso objetivo é preservar vidas”, afirmou.