07/07/2022 às 09h15min - Atualizada em 07/07/2022 às 09h15min

Goiás tem aumento de 21% no número de turistas e é o 10º estado mais visitado do país, diz IBGE

Mais de 450 mil viagens que ocorreram no país tiveram o estado como destino principal. Conheça abaixo alguns dos destinos que encantam os visitantes.

Por Gabriela Macêdo, g1 Goiás
https://g1.globo.com/

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou em estudo divulgado nesta quarta-feira (6) que Goiás teve um aumento de 21,2% no número de turistas que vieram para o estado em 2021, em comparação a 2020, se configurando como o 10º estado do país mais procurado pelos viajantes.

Conheça abaixo alguns dos destinos que encantam os visitantes (veja lista abaixo).

A pesquisa ressaltou que esse aumento pode ter tido influência da pandemia da Covid-19, já que 2021 e, principalmente, 2020, foram marcados por restrições impostas pela crise sanitária.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2020/2021, entre as mais de 12,2 milhões de viagens nacionais que ocorreram no país, 458 mil tiveram Goiás como destino principal em 2021. Em 2020, por outro lado, esse número foi de apenas 378 mil.

O estudo também mostra que os gastos totais nas viagens também aumentaram em 26,3% ao comparar 2021 com 2020, uma vez que em 2021 foram gastos R$ 349,1 milhões e em 2020 apenas R$ 276,4 milhões.
 

Veja os principais destinos turísticos em Goiás:
 

Cidade de Goiás


Praça do Coreto, um dos pontos turísticos da cidade de Goiás — Foto: Millena Barbosa/g1

A cidade de Goiás, que fica a 140 km da capital, é a antiga capital do estado e o berço da cultura goiana. Em 2001, a cidade foi reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O município conta com uma das cachoeiras mais famosas de Goiás, a Cachoeira das Andorinhas, e encanta seus visitantes com suas características históricas.

Na cidade, é possível conhecer a casa da poetisa e doceira, Cora Coralina, às margens do Rio Vermelho, a Praça do Coreto e o Parque Estadual da Serra Dourada.

Cidade de Goiás: a história que se tornou Patrimônio da Humanidade há 20 anos

Caldas Novas e Rio Quente


Rio Quente Resorts em Goiás — Foto: Divulgação/Redes Sociais Rio Quente Resorts

Caldas Novas, no sul de Goiás, segundo o Governo de Goiás, possui o maior manancial hidrotermal do mundo. Por ser um dos princiais destinos escolhidos para as viagens, o município conta com uma infinidade de hotéis e parques aquáticos de água para receber os turistas.

Entre os pontos turísticos mais visitados da cidade estão o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, no Morro do Capão, e o Jardim Japonês.

Próximo à Caldas Novas, também há o município de Rio Quente, que, também segundo informações do governo de Goiás, é banhado pelo maior rio de águas quentes do mundo. Na cidade, são disponibilizadas atrações diversas ao público, como canoagem, tirolesa, cascatas e brinquedos como tobogã.

Pirenópolis



Cachoeira Bonsucesso em Pirenópolis — Foto: Reprodução/Prefeitura de Pirenópolis

Pirenópolis, que fica no Entorno do Distrito Federal, é considerado um dos maiores destaques do turismo em Goiás. Além de ser uma cidade colonial repleta de cenários históricos, o município abriga o Parque Estadual Serra dos Pirineus, que contém várias trilhas e cachoeiras.

Quem vai à cidade ainda tem a oportunidade de ir ao Museu das Cavalhadas, parac conhecer mais sobre a tradição da região, e conhecer a Cidade de Pedra, um sítio arqueológico do município.

Chapada dos Veadeiros


Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é localizado em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado.

Viajantes que vão ao parque da Chapada dos Veadeiros contam que o reconhecimento é merecido por diversos fatores: as trilhas, a beleza das cachoeiras, a energia mística e o próprio Cerrado estão entre os itens que fazem o local se destacar não só no Brasil.

O parque foi criado em 1961 e, atualmente, tem 240 mil hectares. Ele pode ser visitado durante todo o ano.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é eleito o melhor do Brasil e o 25º do mundo, segundo site de viagens

Aruanã


Beira-rio em Aruanã — Foto: Marcelo Nunes

Localizada no encontro entre os rios Vermelho e Araguaia, na planície de um grande vale, a cidade de Aruanã, na região oeste de Goiás, possui uma vista privilegiada do rio Araguaia.

Segundo informações da Prefeitura, a cidade que vive do turismo é procurada por seus visitantes especialmente pela pesca esportiva, pela aventura e o turismo ecológico, mas as praias de rios também oferecem lazer que divertem os turistas.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.