08/12/2021 às 12h29min - Atualizada em 08/12/2021 às 12h29min

Goiás vai receber 17,5 mil doses da Janssen nesta quarta-feira (8/12)

Goiás vai receber na tarde desta quarta-feira (8/12) 17,5 mil doses da vacina Janssen contra a covid-19. De acordo com o 70º informe técnico do Ministério da Saúde (MS), as populações atendidas no Estado serão prioritariamente os moradores em situação de rua que já tomaram a primeira dose do imunizante e a população a partir de 18 anos que recebeu a apliação inicial da Janssen entre junho e agosto. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) confirmou ao jornal A Redação que está previsto o recebimento da remessa. As doses da Janssen chegarão a Goiás em voo da Latam marcado para aterrissar em Goiânia às 14h05 com as 17,5 mil doses destinadas à SES-GO. Na mesma aeronave serão enviadas 102,6 mil imunizantes da Pfizer, de acordo com a pasta estadual. De acordo com o documento do MS, Goiás entra em dois grupos de entrega de vacinas da Janssen. No caso dos moradores em situação de rua, estão previstas 50 caixas com 2,5 mil doses para aplicação da segunda dose. São 2.289 para utilização como segunda dose na populaçao em situação de rua e 211 de reserva técnica para o mesmo grupo (10% do total). Para a população a partir de 18 anos que recebeu a primeira dose da Janssen contra a covid-19, o 70º informe técnico prevê a entrega a Goiás de 15 mil vacinas, sendo 13,5 mil para aplicar nos habitantes do Estado que tomaram Janssen como primeira dose e 1,5 mil de reserva técnica (10% do total). Nesse caso, a previsão é de chegada de 300 caixas de vacinas. Estados fronteiriços  Na sexta-feira (3/12), a fabricante Johnson & Johnson enviou ao Brasil uma remessa de 2,8 milhões de doses da vacina Janssen. O Ministério da Saúde, então, estabeleceu alguns critérios para distribuição. A prioridade eram Estados brasileiros que fazem fronteira com outros países na tentativa de evitar o avanço da variante Ômicron. A maior parte das 1.096.500 doses já liberadas pelo governo federal foi destinada a essas regiões. No entanto, o lote também contemplou, em menor escala, a população em situação de rua e aquela acima de 18 anos que foi vacinada com a Janssen no meio do ano. Por isso as 17,5 mil doses destinadas a Goiás. Nos próximos dias, o Ministério da Saúde deve distribuir as outras 1.703.500 que já estão no Brasil. Os critérios, no entanto, ainda não foram divulgados.
Recomendações
No informe técnico, o Ministério da Saúde explica que as pessoas que tomaram a primeira dose da Janssen devem tomar a segunda apliação do mesmo imunizante contra a covid-19. Lembra também que aqueles que tomaram a segunda dose de outra marca de vacina, como no caso das gestantes, o ciclo de duas doses já está completo e não há necessidade de tomar uma segunda dose da Janssen.
Para a terceira dose (dose de reforço), a recomendação do Ministério da Saúde é de que a pessoa vacinada com doses da Janssen receba outra vacina, prioritariamente Pfizer, mas não há qualquer problema se o reforço disponível for da AstraZeneca ou CoronaVac. "O Ministério da Saúde recomenda a segunda dose às pessoas que tomaram o imunizante Janssen a ser feito de forma homóloga, ou seja, uma segunda aplicação com o mesmo imunizante Janssen no intervalo mínimo de dois meses, podendo este intervalo ser de até seis meses, cuja estratégia pontual dependerá do cenário epidemiológico local e adjacências e condições específicas da população que recebera o imunizante da Janssen previamente", detalha o 70º informe ténico.
"Cabe salientar que a população vacinada com Janssen, que concluiu o esquema primário e que dentro do recomendado já recebeu a dose de reforço com outro imunizante, não deve receber uma outra dose de Janssen ou de qualquer outro imunizante, portanto para estas pessoas o esquema já está completo", diz a nota do Ministério da Saúde.
Janssen em Goiás
Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde em Goiás recebeu três remessas de doses da vacina Janssen. A primeira, no dia 24 de junho, foi de  50.100 doses. Depois, chegaram mais 98.800 no dia 3 de julho. A última entrega do Ministério da Saúde de Janssen a Goiás ocorreu em 6 de agosto, quando foram enviadas 3.050 doses. No total, o Estado recebeu, quando ainda era recomendada apenas a dose única da Janssen, 151.950 doses.
O Ministério da Saúde comprou 38 milhões de doses da vacina Janssen contra a covid-19. Do total enviado a Goiás, das quais 27.178 foram utilizadas em Goiânia, 16.710 em Aparecida de Goiânia e o restante distribuído para outros municípios goianos.
Fonte: A Redação

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.