24/03/2022 às 11h57min - Atualizada em 24/03/2022 às 11h57min

Prefeitura de Primavera do Leste (MT) decide usar limpeza pública de Goiânia como modelo, após visita

“Vamos aperfeiçoar nossos serviços em Primavera do Leste e usaremos Goiânia como inspiração”

Comitiva conhece projetos desenvolvidos pela Comurg, entre eles Coleta Seletiva, Cata-Treco e Ecopontos, além das atividades operacionais como poda de árvores, remoção de entulhos e limpeza de áreas particulares. “Vamos aperfeiçoar nossos serviços em Primavera do Leste e usaremos Goiânia como inspiração”, afirma secretário de Infraestrutura, Henrique Gatto

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) recebeu, nesta quarta-feira, (23/03), uma comitiva de secretários e vereadores do município de Primavera do Leste, no Mato Grosso. O grupo veio à capital para conhecer o sistema de limpeza pública da prefeitura e decidiu que vai adotá-lo como inspiração. 

“A limpeza pública realizada em Goiânia é referência no Brasil. Vamos aperfeiçoar nossos serviços em Primavera do Leste e usaremos Goiânia como modelo”, afirma o secretário de Infraestrutura, Henrique Gatto. 

Acompanhada pelo presidente da Comurg em exercício, Alisson Borges, a comitiva conheceu o Projeto Goiânia Coleta Seletiva e esclareceu dúvidas sobre o funcionamento do Cata-Treco e dos Ecopontos. O grupo também conheceu a estrutura do aterro sanitário, o tratamento dado ao lixo doméstico e demais serviços no local. 

Membros da comitiva também tiraram dúvidas sobre o processo de limpeza de áreas particulares e sobre a lei dos Grandes Geradores de Resíduos Sólidos. O reaproveitamento das galhadas de árvores que caem nas vias foi um dos serviços que mais chamaram a atenção dos visitantes. 

Aprendizado
Coordenador de Serviços Urbanos de Primavera do Leste, Valmir Antônio, diz que as sugestões contribuirão para a resolver os problemas do município. “Vamos levar um grande aprendizado. A forma como a limpeza pública é executada em Goiânia chamou a nossa atenção. Vamos colocar ensinamentos em prática”.

Já o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Antônio Filho, afirma que a Comurg surpreendeu pela forma como trata resíduos sólidos. “Para nós, que estamos buscando mecanismos para implantar um aterro sanitário dentro dos parâmetros legais, conhecer essa estrutura e trocar informações é extremamente importante”.

Durante a visita, Alisson Borges ressaltou que o interesse de outras administrações demonstra que a Prefeitura de Goiânia encontrou formas inteligentes e sustentáveis de cuidar da cidade. “Atualmente, Goiânia recolhe 35 mil toneladas de resíduos orgânicos por mês e uma média de 2,5 mil toneladas de recicláveis”, diz. 

Também integraram a comitiva de Primavera do Leste o coordenador de Meio Ambiente, Higor Nascimento; e os vereadores Iltemar Ferreira e Sérgio Rodrigues.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.