27/05/2022 às 16h50min - Atualizada em 27/05/2022 às 16h50min

Governo de Goiás realiza segundo Dia D de Vacinação contra influenza e sarampo

​A abertura do Dia D será neste sábado (28/05) às 8h no Mutirão Governo de Goiás, em Luziânia, com a presença da primeira-dama Gracinha Caiado. A vacinação ocorre em 965 postos de saúde nos 246 municípios goianos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) em parceria com as prefeituras municipais, realiza neste sábado (28/05) o segundo Dia D de Vacinação contra influenza e sarampo. Durante o Mutirão Governo de Goiás que será realizado no Jardim Ingá, em Luziânia, a primeira-dama, Gracinha Caiado, e o secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues, farão a abertura da ação de vacinação que irá ocorrer nos 246 municípios goianos.


A vacinação ocorre até às 17h, simultaneamente em todos os municípios, com o propósito de melhorar os índices de cobertura vacinal das duas doenças, que ainda estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Durante a quinta reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada entre gerentes de atenção à saúde, vigilância sanitária da SES e Conselho de Secretarias de Saúde dos Municípios em Goiás (Cosems-GO), foram apresentados dados que mostram a necessidade de reforçar a campanha com outro Dia D. 

“Como médico que é, o governador Ronaldo Caiado luta todos os dias para garantir à população saúde de qualidade. Diante dessa missão, a vacinação é algo extremamente relevante, do ponto de vista individual, mas principalmente do coletivo. Precisamos de celeridade quando estamos lidando com vidas e é, por isso, que, com o Dia D, vamos reforçar e fortalecer essa grande corrente do bem em todo o Estado”, destaca a primeira-dama Gracinha Caiado. 

Proteção
A campanha nacional de vacinação contra influenza e sarampo começou dia 04 de abril e segue até o dia 03 de junho. Com relação a influenza, 169.815 pessoas receberam a dose de imunização em Goiás até o final do mês passado. A vacinação contra sarampo contabilizou 46.077 pessoas vacinadas.
 
Mesmo assim, o índice de cobertura está longe da meta de 95%. “Com a queda de temperatura, período em que aumentam as doenças respiratórias, a SES reforça a importância da vacinação para os grupos prioritários, que são os indivíduos que têm o maior risco de adoecer com formas graves, necessitando de hospitalização”, enfatiza Clarice Carvalho, gerente de Imunização da SES. 

Influenza
A vacina trivalente contra a influenza estará disponível nesse Dia D para as pessoas que integram os grupos prioritários. Tais grupos, mais suscetíveis à doença, são compostos por idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos, mulheres que deram à luz há 45 dias, pessoas com deficiência, professores, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de salvamento e segurança.

Além desses, também os portadores de doenças crônicas não-transmissíveis, indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo e portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa e população privada da liberdade devem se vacinar.

Este ano, até o último dia 19, foram registrados 173 casos de influenza contra 229 do ano passado inteiro. Em 2020, foram 64 casos. “É preocupante quando nem os idosos procuraram a vacina contra a gripe como em anos anteriores; a cobertura deles está em 74%. A de gestantes, apenas 21%. A de crianças, 24,7%. Alertamos para a importância da vacina, que pode salvar vidas”, explica Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde.

Sarampo

A vacina contra o sarampo (tríplice viral) deve ser aplicada, de forma indiscriminada, em crianças de 6 meses a menores de 5 anos e em trabalhadores da saúde, independente da faixa etária. Flúvia Amorim, atribui a ocorrência dos novos casos de sarampo à diminuição gradativa da cobertura vacinal contra a doença. Ela relata que o Brasil recebeu o Certificado de País Livre do Sarampo em 2016. No entanto, desde 2015, os índices de vacinação têm diminuído. 

A cobertura vacinal também tem se mostrado baixa na atual Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. De acordo com Flúvia Amorim, a meta da atual campanha é vacinar 425 mil crianças de 6 meses a 5 anos, mas durante toda campanha nacional, Goiás ainda não passou de 24,16% de vacinados. Da meta de imunizar 196 mil trabalhadores de saúde, até o momento, apenas 69.459 mil se vacinaram. Para garantir o sucesso da vacinação, 1.860 trabalhadores de saúde estarão envolvidos diretamente.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.