21/06/2022 às 12h47min - Atualizada em 21/06/2022 às 12h47min

Uma tradição que é ainda mais gostosa em Goiás

Para celebrar os festejos juninos, indústria goiana de laticinios produz série de vídeos com três receitas bem queridas pelos goianos: canjica, curau e o arroz doce

Pamonha, pipoca, canjica, maçã do amor, milho cozido, curau, arroz doce, pé de moleque, diante de tantas delícias como estas, em Goiás, junho deixa de ser um mês qualquer e vira praticamente uma quermesse de 30 dias. E se há uma tradição que os goianos adoram e respeitam é a das festas juninas. Para celebrar essa época deliciosa do ano, a Marajoara Laticínios está produzindo para suas redes sociais (Instagram, FaceBook e Youtube) uma série de vídeos com receitas bem queridas pelos goianos: canjica, curau de milho e o arroz doce, que será o prato da primeira gravação. 

Para estrelar essa campanha, a marca convidou duas pessoas que entendem de tradição e de delícias goianas: a empresária Sarah Lobo, uma das proprietárias da Frutos da Terra, uma das mais famosas e antigas pamonharias de Goiânia; e o influenciador digital Vandim Duarte, criador do Portal Enquanto Isso em Goiás, que ficou famoso na internet ressaltando com muito humor as peculiaridades e tradições do povo goiano.

As gravações ocorreram na unidade da Frutos da Terra do Setor Nova Suíça, em Goiânia. Os vídeos contaram com as participações da empresária Sarah Lobo e também de dona Terezinha Pereira, a mais antiga cozinheira do estabelecimento. Sobre a definição das receitas da série de vídeos produzidos pela Marajoara em parceria com a Frutos da Terra, Sarah explica que escolheu o arroz doce, o curau de milho e a canjica porque são pratos que, segundo ela, lembram aquelas delícias de casa de vó. “Além de serem, pra mim, os mais tradicionais aqui em Goiás, são doces muito procurados entre os nossos clientes e realmente nos lembra aqueles quitutes que só a nossa avó fazia para gente quando criança”, comenta Sarah.

Paixão goiana
No primeiro vídeo, que já está no ar nas redes sociais da Marajoara, além de ensinar uma deliciosa receita de arroz doce, Vadim e Sarah batem um papo animado sobre essa paixão goiana que é a pamonha, paixão esta que é ainda maior na época de frio. "Nessa última onda de frio forte que tivemos aqui no estado, não teve pra quem queria. Tivemos que colocar um limite de cinco pamonhas por pessoa. E ainda sim deu briga”, brinca Sarah.

E para manter essa paixão dos goianos, ela revela que nas duas unidades da Frutos da Terra em Goiânia, são gastos em média duas toneladas de milho. “Isso depende muito do movimento, nesta época de festa junina e nos tempos de frio, essa quantidade é bem maior”, afirma. 

História
Sarah também conta um pouco sobre a origem do negócio de família, que começou a partir de um sonho de sua mãe, Elcymar Lobo, de terminar os estudos fora do País. “Somos uma família de origem humilde e minha mãe e minha avó vieram da Cidade de Goiás para Goiânia justamente para tentar levantar os recursos para a viagem. A primeira ideia da minha mãe foi a de abrir uma pizzaria, mas minha avó [dona Ione Lobo], que já era acostumada a fazer pamonhada para os parentes e amigos, sugeriu montarmos uma pamonharia. Dá aí então veio essa primeira lojinha que montamos em 1984, na divisa entre os Setores Coimbra e Oeste, O local acabou virando um ponto de encontro dos colegas da faculdade da minha mãe e o negócio foi crescendo”, conta Sarah. 

O sonho de Elcymar de estudar fora do Brasil até se concretizou, mas durou apenas oitos meses, bem menos que o sucesso da Frutos da Terra, que hoje conta com 40 anos de tradição e duas unidades na capital, uma no Setor Bueno, próximo à igreja Rosa Mística; e outra na Nova Suíça. 

Confira a seguir o passo a passo da receita de arroz doce ou então visite os perfis da Marajoara no Instagram, Youtube ou FaceBook.

Ingredientes:
160g de arroz cozido (2 xícaras)

150g de açúcar

1L de leite Marajoara

100ml de creme de leite Marajoara

uma pitada de sal

Modo de preparo:
Cozinhe normalmente o arroz, adicionando os 150 gramas de açúcar e uma pitada de sal. Depois de cozido o arroz, acrescente um litro de leite e vá mexendo até começar a engrossar. Quando esse caldo do arroz estiver estiver mais grosso ou encorpado, acrescente o creme de leite e siga mexendo até chegar ao ponto que achar melhor. Depois é só servir.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.