11/04/2023 às 17h04min - Atualizada em 12/04/2023 às 08h03min

Benefícios do chocolate amargo para a saúde

Especialistas explicam como a ingestão desse doce promove o bem-estar e a saúde do corpo

Ana Karla Neto - enquantoissoemgoias.com
Redação EdiCase
O chocolate é um alimento consumido em todo o mundo e com uma história bastante interessante. Sua origem remonta às civilizações antigas da América Central e do Sul, onde o cacau era utilizado como moeda e bebida ritualística. Foi somente após a chegada dos europeus na região que o cacau se tornou conhecido no resto do mundo. Pensando nisso, segue a baixo Benefícios do chocolate para a saúde;

Melhora o sistema cardiovascular
Uma série de benefícios para o sistema cardiovascular pode ocorrer após a ingestão regular de alimentos e bebidas que contenham cacau. “Os chocolates com maior concentração de cacau têm ação vasodilatadora, melhoram a função vascular e contam com atividades antiplaquetárias, prevenindo a formação de placa de gordura dentro das artérias”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.

Ajuda o sistema nervoso
Existem evidências de algum fator benéfico no sistema nervoso central. “Os polifenóis (micronutrientes) do chocolate preto podem atuar no sistema nervoso central (SNC) e nas funções neurológicas através da liberação de óxido nítrico (neurotransmissor), responsável pela vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo cerebral que fornece oxigênio e glicose aos neurônios, levando ao aumento na formação e manutenção de vasos sanguíneos no hipocampo. Além disso, o potencial antioxidante dependente do polifenol pode contribuir para a melhora de alguns distúrbios neurodegenerativos”, afirma a Dra. Marcella Garcez.

Previne a anemia
Rico em ferro, o cacau também pode ajudar a prevenir a anemia. “O ferro é essencial para a formação da hemoglobina, que é um componente das hemácias responsável pelo transporte de oxigênio para o organismo e que normalmente está em menores quantidades em caso de anemia”, explica a médica. Enquanto 100 g de cacau contam com 13,9 mg de ferro, cada 100 g de feijão, geralmente citado como uma boa fonte desse mineral, possui 5,1 mg.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.