21/06/2022 às 12h50min - Atualizada em 21/06/2022 às 12h50min

Na Agência Brasil Central, Caiado entrega Centro de Mídia do programa GoiásTec, estúdios e sala de coworking

Programa de mediação tecnológica tem foco em ensino para jovens residentes em locais de difícil acesso e tem capacidade para transmissões ao vivo via satélite. Autarquia também amplia ferramentas para produção de conteúdo jornalístico

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta segunda-feira (20/06), na sede da Agência Brasil Central (ABC), no Parque Santa Cruz, em Goiânia, o Centro de Mídia, com quatro estúdios, para a mediação tecnológica do programa GoiásTec, que oferece aulas do Ensino Médio via vídeo para estudantes que residem em locais de difícil acesso, como povoados, distritos, assentamentos, além de comunidades quilombolas e indígenas. Ainda na ABC, o chefe do Executivo estadual entregou mais três estúdios multimídia e uma sala de coworking, estes para as programações das tradicionais Rádio Brasil Central AM, RBC FM e TV Brasil Central (TBC).

“As inaugurações de hoje mostram Goiás do ponto de vista tecnológico, com todo o instrumental para que a gente possa chegar nos mais variados pontos do nosso Estado”, disse o governador Ronaldo Caiado. 

Para estruturar os espaços do GoiásTec, concebidos por meio de um Termo de Cooperação entre ABC e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Governo de Goiás investiu aproximadamente R$ 11 milhões. São três estúdios com capacidade para transmissões ao vivo via satélite e equipamentos utilizados por emissoras de televisão de todo o Brasil, além de mais um de pré-produção, onde as aulas serão qualificadas antes das exibições. 

De forma presencial, professores e professoras da rede estadual farão a mediação entre o conhecimento e quem busca ele. Mais de cinco mil estudantes de toda as regiões já são atendidos pela plataforma, criada em julho de 2020. Só em 2021, foram 6 mil pessoas alcançadas, nos 1° e 2° anos no Ensino Médio, em 97 unidades de ensino, 45 extensões e 73 municípios.

A primeira turma do GoiásTec será formada neste ano, após a realização de uma prova que analisará o impacto da aprendizagem, além das taxas de evasão e abandono. A partir destes dados, a Seduc deve trabalhar na ampliação do programa para o atendimento de crianças do Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano), que ficará sob responsabilidade dos municípios.

“Essa estrutura aqui é para sempre”, comemorou a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli. Ela conta que tem recebido um retorno muito positivo de pais e crianças que, com os estúdios do GoiásTec, não vão mais precisar percorrer grandes distâncias e passar muito tempo em transportes. 

ABC renovada

Outros três novos estúdios multimídia para as Rádios Brasil Central AM e RBC FM, e para a TV Brasil Central, além de uma sala de coworking da ABC Digital com a ABC Multimídia, que permite o compartilhamento de espaço físico e a melhoria na utilização de recursos no ambiente de trabalho, também foram entregues pelo governador Ronaldo Caiado.

O primeiro estúdio é o auditório, que já transmite os debates do Jornal Brasil Central – Edição da Tarde, além do Boa Noite Goiás. O segundo espaço é o do Esporte, que mescla tecnologia e conforto. Já o terceiro será utilizado para transmissões em cadeia entre rádio, nas frequências AM e FM, e televisão. Na área de coworking, profissionais terão ferramentas para ampliar a produção de conteúdo com foco em tecnologia digital, aproximando a ABC do público on-line, que visa comunicação rápida e linguagem acessível.

“Hoje temos a certeza de falar que Goiás é dos goianos de verdade por ter um governador da educação, da saúde, da segurança pública e, também, da comunicação”, disse o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele conta que, nas gestões anteriores, a educação já levou muitos “nãos”, mas, agora, a educação ouve “sim” todos os dias com Caiado. 

Com as inaugurações na ABC nesta segunda-feira, a agência já soma nove estúdios novos entregues desde o início da atual gestão do Governo de Goiás, em janeiro de 2019, com foco em equipamentos de qualidade e estruturas de custo reduzido, mas com funcionalidade e eficiência. “Estamos promovendo a chance de todas as pessoas terem informação e se desenvolverem, sem excluir ninguém”, disse o governador Ronaldo Caiado. 

Estiveram ao lado do governador durante a passagem pela ABC o deputado federal Delegado Waldir; o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Cruvinel; o presidente da GoiásTurismo, Fabrício Amaral; o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlão da Fox e o presidente do Conselho Estadual de Educação, Flávio Roberto
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.