19/07/2022 às 09h05min - Atualizada em 19/07/2022 às 09h05min
Prefeitura de Goiânia realiza 15 apreensões em ação de combate à poluição sonora
Operação iniciada na sexta-feira (15/07) se estendeu por todo o final de semana, e resultou na apreensão de três veículos com som automotivo e 12 aparelhos sonoros. Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Guarda Civil Metropolitana (GCM), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), e Polícia Militar de Goiás (PM-GO) atuaram em conjunto
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realizou, de sexta-feira (15/07) a domingo (17/07), operação especial de combate à poluição sonora. Ação resultou na apreensão de três carros com som automotivo e 12 aparelhos sonoros, além de 68 autos de infração lavrados e 208 denúncias recebidas.
O trabalho foi realizado em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), e Polícia Militar (PM-GO).
Uma das abordagens atendeu à denúncia de carro de som automotivo em frente a uma distribuidora de bebidas. Nela, quatro homens foram detidos, os respectivos veículos apreendidos e multados no valor de R$ 15 mil, cada. O estabelecimento também foi autuado.
Os auditores fiscais da Amma visitaram estabelecimentos, com fins de orientação aos comerciantes, e identificaram que a maior parte respeitava os limites sonoros permitidos. O presidente da agência, Luan Alves, explica que, "à noite, o limite máximo permitido é de 50 decibéis e, portanto, parabenizamos aqueles que se enquadram na legislação".
As operações resultantes em apreensão de veículo tiveram, como suporte, o caminhão guincho adquirido recentemente pela administração. Luan Alves ressalta que a gestão “prioriza o combate à poluição sonora, que tanto prejudica a saúde e paz do goianiense”, e que ações como essa serão cada vez mais constantes.
Ele orienta ao cidadão que realize denúncias pelo site da prefeitura, ou pelo telefone 161. “Vale ressaltar que é necessário receber o auditor fiscal da Amma para que a medição do volume de decibéis seja realizada”, esclarece.