03/09/2022 às 12h22min - Atualizada em 03/09/2022 às 12h22min

Prefeitura de Goiânia resgata 44 animais silvestres no mês de agosto

Resgates mais comuns são das espécies de gambá

Prefeitura de Goiânia resgatou 44 animais silvestres no mês de agosto, em residências e estabelecimentos comerciais da Capital.

Segundo a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), os resgates mais comuns são das espécies de gambá/saruê e periquito-de-encontro-amarelo, além de espécies como arara canindé, beija-flor, coruja buraqueira, gavião carijó, jabuti piranga, jibóia, joão de barro, maritaca, pomba da asa branca, rolinha-caldo-de-feijão e o sabiá-do-campo. 

 
Os bichos são levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 
A Gerência de Proteção e Manejo da Flora e Fauna da Amma prestou, também, 20 orientações por telefone sobre situações envolvendo animais silvestres na rua ou próximo de residências.
 
“Damos esse direcionamento quando a situação não é passível de resgate, ou seja, quando percebemos que o animal sairá do local por conta própria, para adentrar os parques, e quando não apresenta nenhum risco para si mesmo e para o ser humano”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.
 
De acordo com a gerente de Proteção e Manejo de Fauna da Amma, Isabela Saddi, em caso de dúvidas, o cidadão deve acionar as equipes da Prefeitura pelo telefone (62) 3524-1422 ou 161. "Durante a chamada, é realizada a triagem técnica e, caso necessário, o resgate é feito", afirma.  
 
“Goiânia possui muitas espécies como macacos prego, sagüi, guariba, e outros animais, como o ouriço e gambá, e esses mesmos animais aparecem próximos a residências, principalmente nesse período de estiagem ou em momentos de migração”, ressalta.
 
“Não alimentá-los é importantíssimo para evitar que criem o hábito de permanecer naquele local, pelo fato de não necessitar caçar o próprio alimento e possuir local para dormir. É essencial não manter nenhum tipo de contato para que eles possam voltar para os parques e matas, principalmente em caso de macacos", orienta Isabela Saddi.
 
Nos casos em que o animal está em local alto e exige instrumentação específica para resgate, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.