08/09/2022 às 10h38min - Atualizada em 08/09/2022 às 10h38min

Corumbá e Pilar de Goiás realizam Cavalhadas neste final de semana

Festa tradicional do calendário cultural do Estado é promovida pela Secult Goiás, com investimento de R$ 200 mil em cada município

O Circuito das Cavalhadas volta à cena nesta semana com a realização de uma das mais tradicionais e representativas festas do calendário cultural do Estado, que terá como palco os municípios de Corumbá e Pilar de Goiás. Na primeira cidade, o evento ocorre entre sexta-feira (09/09) e domingo (11/09), no Campo das Cavalhadas Rei Hastimphilo. Já em Pilar de Goiás, a encenação da batalha entre mouros e cristãos será no sábado (10/09) e domingo, no Estádio Municipal Homero Macedo Gomes.

Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Circuito conta com investimento de R$ 200 mil em cada município. Além de manter viva uma das mais populares encenações de Goiás, a iniciativa também ajuda a movimentar o turismo e aquece a economia local. 

Em Corumbá de Goiás, o Circuito é realizado durante a festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade. As apresentações ocorrem ao som da Banda 13 de maio, uma das mais antigas do Estado. Segundo historiadores, há relatos de que as Cavalhadas começaram a ser realizadas na cidade em 1752, durante a festa do Divino Espírito Santo. 

O espetáculo, que leva ao campo a batalha entre mouros e cristãos, foi encenado de maneira esporádica na cidade por cerca de 200 anos até 1980, quando passou a ser realizado, anualmente, na festa da padroeira. Um dos diferenciais da festa em Corumbá é a grande participação de mulheres no grupo dos mascarados. Em 2019, último ano da encenação presencial, elas representaram metade do total de 660 inscritos.

Já as Cavalhadas de Pilar de Goiás têm 127 anos de história e integram a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Pilar, que é comemorada na primeira quinzena de setembro. A programação tem início às 5 horas com uma missa na Igreja Matriz. Em seguida, os cavaleiros percorrem as principais ruas ao som da bandinha imperial e do repique dos sinos. Durante a festa, ocorrem ainda a Corrida do Encamisado, o desfile da princesa Floripa e a tradicional batalha entre mouros e cristãos.

Circuito das Cavalhadas
Em 2022, o Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás reúne 12 municípios: Corumbá, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, São Francisco, Crixás, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha, Hidrolina, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, e cidade de Goiás. 

As Cavalhadas são a representação das batalhas entre mouros e cristãos na Península Ibérica ocorridas entre os séculos IX e XV. Dois exércitos, com 12 cavaleiros de cada lado, encenam uma luta coreografada e repleta de ornamentos. 

Na festa, também há a presença dos mascarados, personagens que representam o povo e saem às ruas, a pé ou a cavalo, promovendo algazarra. As batalhas duram de dois a três dias e, ao final, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.

Programação:

Cavalhadas em Corumbá de Goiás
Quando: 9, 10 e 11/09 
14h30 – Desfile partindo da Praça Waldemar Gomes Teles, rumo ao Campo das Cavalhadas;  
15h30 – Corrida ao Campo das Cavalhadas 
Onde: Campo das Cavalhadas Rei Hastimphilo – Avenida Nicodemos Costa, Bairro da Torre, Corumbá de Goiás (GO)

Cavalhadas de Pilar de Goiás
Quando: 10 e 11/09
10/09, às 15h:  Desfile dos Cavaleiros e primeiro dia de Cavalhadas rumo ao Estádio municipal
11/09, às 15h: Segundo dia das Cavalhadas
Onde: Estádio Municipal Homero Macedo Gomes - Rua do Estádio, n. 2, Pilar de Goiás (GO)
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.