O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande período para a baixa umidade do ar em Goiás, neste domingo (11/9). O índice pode chegar a 10% em Goiânia, representando riscos à saúde e também de incêndios florestais.
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), uma massa de ar seco coloca o Estado em nível de emergência para a umidade relativa do ar no período da tarde, com índice chegando a casa dos 12% em grande parte dos municípios goianos.
A recomendação é para ingerir bastante líquido, evitar atividades físicas de muito esforço, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas, como café e álcool. Em caso de incêndio deve-se entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Área em alerta vermelho para baixa umidade do ar (Grafico: Inmet)
Previsão do tempo Para esta semana, o tempo seco e o calor vão permanecer em Goiás. A previsão é de sol em todo o Estado, com calor e umidade relativa do ar em declínio. De acordo com o Cimehgo, a temperatura máxima pode chegar a 40ºC, como na região oeste, e o índice de umidade pode chegar a 10%.