23/09/2022 às 23h48min - Atualizada em 24/09/2022 às 00h01min

Silvero Pereira exalta discussões sobre homofobia geradas por Zaqueu em 'Pantanal': 'A gente tem que ser aceito e respeitado'

Em entrevista ao Globo Repórter, o ator falou sobre a importância do diálogo para combater o preconceito e relembrou as dificuldades enfrentadas pelos pais e irmãos quando ele mesmo revelou sua homossexualidade. Veja o papo completo abaixo.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2022/09/23/silvero-pereira-exalta-discussoes-sobre-homofobia-geradas-por-zaqueu-em-pantanal-a-gente-tem-que-ser-aceito-e-respeitado.ghtml
Em entrevista ao Globo Repórter, o ator falou sobre a importância do diálogo para combater o preconceito e relembrou as dificuldades enfrentadas pelos pais e irmãos quando ele mesmo revelou sua homossexualidade. Veja o papo completo abaixo. Silvero Pereira exalta discussões sobre homofobia geradas por Zaqueu em 'Pantanal'
Zaqueu, vivido por Silvero Pereira em "Pantanal", é um dos personagens de maior sucesso da novela e nessa nova versão, o mordomo homossexual de Mariana deixou um pouco a comédia de lado para levantar questões importantes como a do combate à homofobia.
Nas redes sociais, que se mobilizaram durante toda a trama, vários momentos de autoafirmação de Zaqueu conquistaram o público, e em entrevista ao Globo Repórter (veja completa acima), Silvero comemorou:

“A teledramaturgia no Brasil é muito importante para a formação das pessoas. É importante a gente levar essa discussão para as pessoas. Não é porque você é homossexual que você tem que assumir funções que as pessoas acham que estão predestinadas a você. Quando esse lugar do entretenimento consegue vir com informação, isso saí de dentro daquele horário e vai para o café da manhã, para dentro das escolas, para as esquinas, para os bares. As pessoas começam a falar sobre isso e, a partir do momento que isso é falado, isso é questionado. Pode causar uma transformação. Me sinto ainda mais feliz de fazer um trabalho assim”.
Os debates trazidos por Zaqueu começaram depois que ele chegou à fazenda de Zé Leôncio. Ao se recusar a ser relegado à cozinha e provar que poderia ser peão, ele acabou conseguindo vencer a resistência do machismo inicial do qual foi vítima e Silvero exalta:
“Eu quero trazer esse lugar do empoderamento, da coragem, do desejo que a gente tem de ser aceito e respeitado na sociedade. Vou exigir que me respeitem pelo que eu sou, quero e desejo”.
Apesar do preconceito ainda forte que existe no país, o ator acredita que o diálogo é fundamental para mudar esse cenário e relembrou as dificuldades enfrentadas pelos pais e irmãos quando ele mesmo revelou sua homossexualidade.
"É muito importante que a gente saiba diferenciar quando a pessoa é de fato preconceituosa - porque ela não quer olhar para o lado e admitir a existência da diversidade e da diferença - e quando a pessoa é ignorante sobre o assunto, não tem conhecimento nenhum sobre isso. Os meus pais e os meus irmãos, quando começaram a entender o Silvero homossexual, eles tinham reações complicadas de conversar comigo. Não porque eles fossem preconceituosos, mas porque eles não entendiam sobre o que estava acontecendo. A partir do momento em que eu passei a estar dentro de casa conversando com eles, o pensamento foi mudando e se transformando em orgulho da parte deles”, conta.
Veja o bate-papo completo acima e, no vídeo abaixo, veja a reportagem que foi ao ar sobre as discussões geradas por Zaqueu:

Fonte: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2022/09/23/silvero-pereira-exalta-discussoes-sobre-homofobia-geradas-por-zaqueu-em-pantanal-a-gente-tem-que-ser-aceito-e-respeitado.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.