28/09/2022 às 22h58min - Atualizada em 29/09/2022 às 00h00min

TRE-SP condena Rodrigo Garcia por uso 'desvirtuado' de frase de Tarcísio de Freitas em inserções no rádio sobre escolas

Juíza entendeu que campanha do PSDB fez uso de frase do adversário de forma enganosa, dando a entender que candidato do Republicanos comparou escolas de tempo integral de SP com prisões.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2022/noticia/2022/09/28/tre-sp-condena-rodrigo-garcia-por-uso-desvirtuado-de-frase-de-tarcisio-de-freitas-em-insercoes-no-radio-sobre-escolas.ghtml

Juíza entendeu que campanha do PSDB fez uso de frase do adversário de forma enganosa, dando a entender que candidato do Republicanos comparou escolas de tempo integral de SP com prisões. Rodrigo Garcia (PSDB) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) no debate entre candidatos ao governo de SP da TV Globo, nesta terça-feira (27)
Fábio Tito/g1
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) condenou o candidato Rodrigo Garcia (PSDB) a perder o dobro do tempo de rádio por cada inserção publicitária em que usou uma fala do candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) sobre as escolas de tempo integral em São Paulo de forma "desvirtuada" . 

A juíza Maria Cláudia Bedotti entendeu que a campanha de Rodrigo ao governo do estado fez uso da frase do adversário de forma enganosa, dando a entender que o candidato do Republicanos comparou as escolas de tempo integral de São Paulo com prisões.
Ao acionar a Justiça, os advogados de Tarcísio alegaram que, originalmente, a fala do candidato se referia às péssimas condições das escolas em São Paulo e do compromisso do candidato do Republicanos em melhorar a infraestrutura das salas de aula para os alunos.  
Segundo a juíza, a seleção de fala do candidato por parte dos tucanos foi "profundamente desvirtuada de seu contexto original, com o intuito inequívoco de degradar a sua imagem perante o eleitorado". 
Bedotti entendeu, ainda, que houve, na propaganda de Rodrigo, uma "criação falsa da realidade, oriunda de uma trucagem de áudio que descontextualizou sua frase” em nove inserções veiculadas no rádio. 
Desse modo, o tucano foi condenado à "perda de tempo equivalente ao dobro do usado na prática do ato ilícito, no período do horário gratuito subsequente".
A campanha de Tarcísio afirma que, com isso, terá direito de resposta em 18 inserções de Rodrigo no último dia de horário eleitoral no rádio, nesta quinta-feira (29). 
O g1 procurou a campanha de Rodrigo Garcia (PSDB), mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem. 
Os dois candidatos disputam uma vaga no segundo turno das eleições para o governo de São Paulo. A última pesquisa Ipec, divulgada nesta terça (27), aponta que Fernando Haddad (PT) segue na liderança, com 34% das intenções de voto, enquanto Tarcísio tem 24% e Rodrigo, 19%.
Vídeos: Veja como foi o debate da TV Globo com os candidatos ao governo de SP

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2022/noticia/2022/09/28/tre-sp-condena-rodrigo-garcia-por-uso-desvirtuado-de-frase-de-tarcisio-de-freitas-em-insercoes-no-radio-sobre-escolas.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.