03/10/2022 às 23h07min - Atualizada em 04/10/2022 às 00h00min

Eleições 2022: com 25 novos deputados, Assembleia Legislativa da Bahia tem quase 40% de renovação; 38 se reelegeram

Dos 51 que se candidataram à reeleição, 13 não conseguiram renovar o mandato. Outros 12 ficaram fora da disputa.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/ba/bahia/eleicoes/2022/noticia/2022/10/03/eleicoes-2022-com-25-novos-deputados-assembleia-legislativa-da-bahia-tem-quase-40percent-de-renovacao-38-se-reelegeram.ghtml

Dos 51 que se candidataram à reeleição, 13 não conseguiram renovar o mandato. Outros 12 ficaram fora da disputa. Ivana Bastos, Alex da Piatã, Adolfo Menezes e Marcinho Oliveira tiveram mais de 100 mil votos cada
Redes sociais
Os eleitores baianos elegeram, neste domingo (2), os 63 deputados estaduais que irão compor a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a partir de 2023. Da atual bancada, composta por 63 parlamentares, 51 tentaram a reeleição, mas somente 38 tiveram sucesso. A renovação foi de quase 40%.
Além dos deputados que não conseguiram se reeleger, 12 não concorreram ou buscaram cargos na Câmara dos Deputados. Com isso, no dia 1º de fevereiro, 25 novos deputados estaduais se juntarão aos 38 reeleitos para integrar o plenário da 20ª legislatura.
Veja quem são os 63 deputados estaduais eleitos na Bahia
Empresária e diretora de rádio: Conheça Ivana Bastos, a deputada estadual mais votada
Conheça Otto Alencar Filho, deputado federal mais votado da Bahia
g1 divulga resultados do 1º turno em municípios da Bahia
A campeã de votos foi a deputada Ivana Bastos (PSD), reeleita com 118.417 votos. É a primeira vez que uma parlamentar chega ao Legislativo como a mais votada no pleito.
O segundo e o terceiro mais votados foram também do PSD, os deputados Alex da Piatã(PSD) e o presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes(PSD), respectivamente com 114.776 e 107.747 votos. Candidato pela primeira vez, o deputado eleito Marcinho Oliveira teve 104.969 votos.
Além da deputada Ivana Bastos, outras sete mulheres conseguiram se eleger, duas a menos que na legislatura passada. Por ordem de votação, as deputadas eleitas são: Olívia Santana(PCdoB), Kátia Oliveira(UB), Soane Galvão(PSB), Ludmila Fonseca(PV), Fátima Nunes(PT), Maria del Carmen(PT) e Cláudia Oliveira(PSD). Soane Galvão e Ludmila Fonseca são novatas na ALBA, as demais conseguiram a reeleição.
A nova legislatura terá alguns retornos de nomes que já passaram pela casa. Cláudia Oliveira já exerceu o mandato de deputada estadual. Ele é ex-prefeita de Porto Seguro. Os deputados eleitos Rogério Andrade(MDB) e Eures Ribeiro (PSD) também já exerceram mandatos na ALBA, saindo para assumir as prefeituras de Santo Antônio de Jesus e Bom Jesus da Lapa, respectivamente, e agora retornam.
Aumento de representação partidária
Próxima legislatura da ALBA começará com a presença de 17 partidos
Divulgação
A próxima legislatura da ALBA começará com a presença de 17 partidos, dois a mais do que atualmente. O União Brasil terá a maior bancada, com 10 deputados, seguido das bancadas do PSD e do PT, com nove parlamentares cada. O PP elegeu seis deputados, o PC do B, PV e PL quatro parlamentares cada.
PSDB e Republicanos conquistaram três cadeiras cada um, já o PSB, Solidariedade e MDB terão representação de dois deputados cada. Os demais partidos, PDT, PSC, Patriota, Psol e Avante conquistaram uma cadeira. Na legislatura atual, MDB e o Solidariedade não tem representantes.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia ?
Ouça o podcast 'Eu te explico'

Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/eleicoes/2022/noticia/2022/10/03/eleicoes-2022-com-25-novos-deputados-assembleia-legislativa-da-bahia-tem-quase-40percent-de-renovacao-38-se-reelegeram.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.