04/10/2022 às 11h07min - Atualizada em 04/10/2022 às 11h07min

Prefeitura de Goiânia realiza mais de 1,3 milhão de visitas em imóveis no combate ao mosquito Aedes aegypti, em 2022

Neste período, foram registradas 2.698 autuações, 547 intimações e 113 remoções com equipe da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Visitas realizadas pelos agentes de endemias são frequentes. Nas ações, população é orientada quanto à prevenção e cuidados para evitar possíveis criadouros do mosquito, que são eliminados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza diariamente trabalho no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como a dengue, chikungunya e ziKa. De janeiro até final de setembro de 2022, foram realizadas 1.347.512 visitas em residências e estabelecimentos comerciais da capital. 

Neste período, foram registradas 2.698 autuações, 547 intimações e 113 remoções com a equipe da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). "Os números representam o resultado do trabalho de rotina dos 700 agentes de combate a endemias da SMS e da força-tarefa desenvolvida em parceria com as demais secretarias da prefeitura nos meses de abril, maio e junho", informa o titular da SMS, Durval Pedroso. Durante as visitas, os agentes orientam os moradores sobre formas de prevenção e cuidados para evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, destaca.

Ainda na realização dos trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, as equipes realizam as visitas para identificar, controlar e eliminar os focos. De acordo com os registros da Vigilância em Zoonoses da SMS, 80% dos criadouros são encontrados em imóveis habitados. “Entre as situações mais preocupantes estão o acúmulo de água em calhas, caixas d’água, banheiros que não são utilizados e até vasilhas com água para animais domésticos”, cita Durval Pedroso.

"O trabalho da Prefeitura de Goiânia no combate à dengue é muito importante e tem bons resultados, mas a população precisa colaborar e redobrar a atenção”, salienta Durval Pedroso. Ele lembra a responsabilidade dos proprietários dos imóveis para evitar o crescimento do número de casos. “O combate ao Aedes precisa ser realizado em conjunto, principalmente quando entramos no período chuvoso, que facilita a possibilidade de surgir potenciais criadouros do mosquito”, afirma.

O coordenador de Fiscalização da Diretoria de Vigilância em Zoonoses da SMS, Jadson Moreira Lima, explica que o mosquito não coloca ovos na água e sim nas bordas úmidas dos recipientes com água acumulada. “É exatamente por isso que precisamos estar atentos em todos os detalhes e a orientação é tampar e limpar sempre estes locais para que eles não se transformem em criadouros”, explica.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.