16/11/2022 às 11h57min - Atualizada em 16/11/2022 às 11h57min

Com Lula, otimismo do mercado financeiro cai pela 1ª vez em quatro meses

Os gestores reduziram a aposta na alta do Bolsa de Valores brasileira

https://revistaoeste.com/

O otimismo do mercado financeiro com as ações brasileiras diminuiu em novembro. Foi a primeira piora no grau de sentimento médio dos gestores de fundos multimercados depois de três meses consecutivos de melhora, conforme um levantamento da casa de análises Empiricus com 44 gestoras de recursos.

Assim, os gestores já estavam menos otimistas antes da baixa de 5% do Ibovespa ao longo da semana passada, que aconteceu devido à decepção com declarações pró-gasto de Lula e às dúvidas sobre o tamanho da PEC de Transição.

A pesquisa perguntou aos gestores se eles estavam muito otimistas, otimistas, neutros, pessimistas ou muito pessimistas com a bolsa do Brasil. O mercado financeiro respondeu que está otimista, mas o nível de otimismo médio caiu, em comparação a outubro, considerando as dúvidas em relação ao andamento da economia e à interferência do governo Lula nas estatais, que compõem a maior fatia do Ibovespa.

Como diz o nome, os fundos multimercados diversificam as carteiras em ações, commodities, juros e moedas, no Brasil e no exterior. O desempenho deles depende da capacidade de interpretar o cenário e a direção para onde os mercados estão indo e se antecipar a eles, fazendo movimentações na carteira. A queda de otimismo dos gestores mostra que eles podem ter reduzido a aposta na alta da bolsa.

O estudo ainda perguntou se os gestores estavam muito otimistas, otimistas, neutros, pessimistas ou muito pessimistas com o crescimento da economia, a inflação e as contas do governo.

O sentimento para os três indicadores apresentou uma deterioração importante, especialmente em relação às contas do governo, o que aponta para uma maior apreensão quanto à indefinição da equipe econômica e da responsabilidade fiscal do governo Lula.

A gestora Vista Capital afirmou em sua carta mais recente que, “em se confirmando um aumento tão expressivo de gastos de natureza permanente, há uma piora dos graus de liberdade do futuro governo, ainda mais em um contexto internacional de baixa tolerância para aventuras fiscais”.

Já a gestora Verde destacou que começou a adotar uma estratégia para evitar que um movimento negativo do mercado afete totalmente o rendimento do fundo. “Vemos com preocupação as primeiras sinalizações e discussões fiscais do novo governo.”


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.