20/11/2022 às 23h16min - Atualizada em 20/11/2022 às 23h16min

Caiado acompanha entrega de símbolo sagrado ao novo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino

Cerimônia de imposição de vestimenta litúrgica chamada pálio, realizada neste sábado (19/11), em Goiânia, está ligada ao juramento de lealdade ao papa

A convite da Arquidiocese de Goiânia, o governador Ronaldo Caiado participou, na manhã deste sábado (19/11), de uma tradicional cerimônia católica: a imposição do pálio – vestimenta sagrada enviada anualmente pelo papa aos novos arcebispos da Igreja ao redor do mundo.

 

Dom João Justino, que tomou posse em fevereiro deste ano, recebeu o símbolo sagrado na Catedral Metropolitana, em Goiânia.
 
Caiado, que é católico, assistiu à celebração eucarística acompanhado de auxiliares e do vice-governador eleito, Daniel Vilela. Ele ressaltou que o momento confere mais responsabilidade ao representante da instituição em Goiás: “Me sinto muito honrado em ter sido convidado. Essa entrega é algo que dá ao arcebispo todas as credenciais para continuar sendo o pastor do rebanho católico”, afirmou.
 
O pálio foi entregue a Dom João Justino pelas mãos do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. Trata-se de uma faixa de lã branca que foi colocada sobre os ombros do arcebispo, o que, de acordo com a tradição religiosa, simboliza uma ovelha sendo carregada pelo pastor, em uma analogia à missão pastoral da Igreja. A vestimenta é confeccionada em Roma e abençoada pelo papa.
 
“Essa celebração dá visibilidade à missão do arcebispo junto aos outros bispos da província eclesiástica e não pode se reduzir a um protocolo.  A eucaristia é muito mais que isso. A eucaristia que ora celebramos, juntos, nos recorda que somos todos membros do corpo de Cristo”, ressaltou Dom João Justino aos fiéis presentes na catedral. 
 
Também participaram da cerimônia o cardeal de Brasília, Dom Paulo Cézar Costa, e bispos de diversas cidades, como Ipameri, São Luís de Montes Belos, Jataí, Luziânia, Itumbiara e Uruaçu, além do arcebispo emérito de Goiânia, Dom Washington Cruz, e do bispo auxiliar da capital, Dom Levi Bonatto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.