25/11/2022 às 22h41min - Atualizada em 26/11/2022 às 00h00min

Médico e naturopata mostra técnica medicinal feita com água da torneira

O Globo Repórter desta sexta-feira (25) mergulhou no poder das águas. Confira técnica que ajuda em cólicas menstruais, cistos de ovário e outros problemas.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2022/11/25/medico-e-naturopata-mostra-tecnica-medicinal-feita-com-agua-da-torneira.ghtml
O Globo Repórter desta sexta-feira (25) mergulhou no poder das águas. Confira técnica que ajuda em cólicas menstruais, cistos de ovário e outros problemas. Médico e naturopata mostra técnica medicinal feita com água da torneira
O Globo Repórter desta sexta-feira (25) mergulhou no poder das águas e um dos entrevistados, o Dr. Áureo, mostrou técnicas da hidroterapia para cuidar da saúde dos moradores do Vale do Capão, na Bahia. A faixa úmida faz muito sucesso por lá.
O que os moradores aprenderam com o doutor Áureo nos últimos 40 anos, agora ele repassa aos estudantes da área da saúde de todo o país que vão ao Vale do Capão atrás desses ensinamentos. Os cursos acontecem no posto de saúde da comunidade.
“É muito bom para baixar febre de criança ou de adulto. É excelente para todos os distúrbios digestivos, é um procedimento de uma utilidade tremenda”, diz o médico e naturopata Áureo Augusto.
Além de cuidar da saúde dos outros, doutor Áureo também cuida muito bem da saúde dele.
Gosta de viver perto da natureza e cultivar a própria horta. Acorda cedinho todos os dias, caminha até o riacho nos fundos de casa e mergulha na água fria. Ele conta que é para ativar a circulação sanguínea.
Saiba de onde vêm as águas termais que fazem a alegria dos turistas em Goiás
Águas termais de Piratuba chegam a 37ºC e são atração turística no Oeste catarinense
O doutor áureo é filho de marceneiro. Também usa o talento que herdou do pai pra ajudar a comunidade. Ele mostra um banquinho chamado de ‘vaporização do útero’ que faz um tratamento hidroterápico.
“A mulher senta aqui - pode ser a mulher, pode ser o homem, mas, em geral, é a mulher que faz. A mulher senta aqui e cobre e esse vapor vai atingir a região externa dela. Aí, fica esse vapor por algum tempo. Em seguida, faz um banho genital gelado. Esse contraste (de temperatura) az com que melhore a circulação em região genital interna, útero, ovários, essas partes. Ela pode fazer um banho de camomila, um banho de calêndola. E depois faz o banho genital e isso gera uma velocidade de circulação maior, descongestiona a parte interna e a mulher melhora’”, explica.
O tratamento ajudou muito a lavradora Damiana.
“Eu tive um problema, uma vez, no útero, que eu teria que fazer um tratamento invasivo, daí eu liguei pra doutor Áureo e ele me receitou um tratamento com banho de assento, que fiz durante 15 dias, também cuidei da alimentação, claro, aí quando voltei no médico pra fazer ultrassom eu já estava livre, estava com o útero novo. sem inflamação”, conta Damiana.
O médico lembra que esse tratamento pode ajudar em várias situações.
“Para cólica menstrual, para diversas, cistos de ovário, esse procedimento vai contribuir para que a mulher fique bem. Qualquer pessoa pode fazer um banco desse”, diz o médico.
A internet está levando os conhecimentos do doutor Áureo para muito além do Vale do Capão.
Com a ajuda do neto, ele grava vídeos com dicas de naturopatia para divulgar nas redes sociais.

Fonte: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2022/11/25/medico-e-naturopata-mostra-tecnica-medicinal-feita-com-agua-da-torneira.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.