27/11/2022 às 19h03min - Atualizada em 27/11/2022 às 19h03min

Após intercâmbio, jovens do Aprendiz do Futuro retornam da Europa com bagagem cheia de experiências e aprendizado

Selecionados pelo Governo de Goiás, 12 estudantes passaram uma semana no Velho Continente, onde visitaram três países e participaram de formações sobre tecnologia

Os 12 jovens do programa Aprendiz do Futuro que participaram de um intercâmbio na Europa neste mês já estão de volta a Goiânia. Ao longo de uma semana, eles passaram por Barcelona (Espanha), Bruxelas (Bélgica) e Lisboa (Portugal), onde foram recebidos por autoridades locais, participaram de encontros de tecnologia e falaram sobre suas experiências no programa.

O grupo também realizou passeios turísticos, visitou museus e assistiu a shows, em uma verdadeira imersão cultural. 

A viagem foi uma iniciativa do Governo de Goiás em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Demá/Renapsi), que selecionou os aprendizes conforme as melhores notas, desempenho em redação e nas atividades de orientação profissional. Os jovens foram acompanhados pela coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado. 

“Tivemos a oportunidade não apenas de apresentar o nosso Aprendiz do Futuro a autoridades internacionais, como também de aprender com experiências em políticas públicas voltadas para a juventude que, com certeza, farão a diferença na ampliação e aprimoramento dos nossos programas sociais em Goiás”, disse Gracinha. O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, e a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado também integraram a equipe que viajou à Europa.

Os estudantes tiveram todas as despesas pagas pela Renapsi, incluindo passagem aérea, hospedagem, custeio de passaporte e documentação. Eles ainda ganharam um kit vestuário com peças apropriadas para a temperatura europeia, que chega a 15ºC neste período do ano. “Foi uma experiência maravilhosa. Além de apresentar um novo universo cultural para os nossos jovens, trocamos experiências na área social para ampliar nosso trabalho voltado para juventude”, destaca Matos. 

Programação
O intercâmbio começou por Barcelona, na Espanha, onde ocorreu um encontro para tratar da inclusão social por meio da formação e ocupação de jovens em vulnerabilidade social. O evento foi promovido pela Fundesplai, fundação catalã que atua há mais de 50 anos em ações sociais voltadas para jovens em vulnerabilidade na Espanha. A entidade é parceira da Demá/Renapsi na gestão do programa goiano de socio-aprendizagem.

Em Barcelona, a comitiva também foi recebida pelo presidente da Catalunha, Pere Aragonès, e autoridades locais, no palácio do governo. A primeira-dama Gracinha Caiado apresentou as iniciativas do Governo de Goiás na área social, em especial o Aprendiz do Futuro. “Mais do que nunca, é preciso pensar em estratégias sociais que aliem educação e preparação para o mercado, levando em consideração a desigualdade e a vulnerabilidade dos jovens e de suas famílias, para que eles possam chegar mais qualificados e bem preparados, com reais condições de competitividade. É isso que o Aprendiz do Futuro faz”, explicou. 

Em Bruxelas, integrantes do grupo foram recebidos pelo Parlamento Europeu (UE), onde a coordenadora do GPS falou mais uma vez das políticas sociais desenvolvidas pelo Governo. Na ocasião, o eurodeputado Jordi Solé i Ferrando, político catalão e membro da instituição, afirmou que pretende levar o projeto goiano de sócio-aprendizagem a toda comunidade europeia. “Esse programa deve ser copiado pelo mundo e eu serei a voz de vocês aqui no Parlamento Europeu”, declarou. 

Em Lisboa, a programação incluiu visita à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, ao Sistema de Aprendizagem da Fundação Juventude, ao Conselho Nacional da Juventude e ao Centro Europeu da Juventude. Os jovens ainda participaram de um almoço na zona histórica e de um jantar no LX Factory, um centro gastronômico e cultural da capital portuguesa.

Experiências
Para o jovem aprendiz Guilherme Henrique Guimarães de Oliveira Cota, lotado na Escola Estadual Pedro Mendonça, em Goianésia, o intercâmbio trouxe algo que não pode ser carregado em uma mala, mas dentro si. “São os aprendizados e as memórias”, afirma, apontando a cultura local e os lugares visitados, como a La Sagrada Família, em Barcelona. Já a jovem Lara Mielli Martins disse que pôde ver outras coisas além do que ela chamou de “sua bolha”. “Meu campo de visão aumentou, minha mente está mais suscetível às novidades e agora quero conhecer novos lugares, novas culturas, novas comidas”, diz a estudante, lotada na Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), em Goiânia. 

“Tive uma grande lição com esta experiência: a de que eu posso conquistar o que eu quero, com dedicação e persistência”, declara Vanessa Lima Costa, jovem aprendiz da prefeitura de Rubiataba. Brunna Gomes do Vale, lotada na Seds, apontou a importância que as fundações da juventude da Europa dão aos jovens em condição de vulnerabilidade. Maria Eduarda Gomes Rebouças, da Escola Estadual 16 de Julho, em Trindade, destaca a organização do intercâmbio. “Eles fizerem de tudo e fomos recebidos de forma muito fofa, amei”, diz a estudante.

O programa
O programa Aprendiz do Futuro, coordenado pelo Governo de Goiás, por meio da Seds, atende 6.250 jovens em vulnerabilidade econômico-social, estudantes da rede pública ou bolsistas da rede particular e aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos. Jovens com deficiência, que cumprem medidas socioeducativas e membros de comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ciganos e afrodescendentes são prioridade. E, ainda, jovens pertencentes a famílias que possuam em sua composição mulheres vítimas de violência doméstica. Os menores possuem carteira assinada e salário de R$ 569,36, além de R$ 150,00 de vale alimentação, décimo terceiro, férias, seguro de vida, vale transporte e tablet com internet para fazer cursos de capacitação. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.