22/12/2022 às 14h53min - Atualizada em 22/12/2022 às 14h53min

Pamonha é declarada patrimônio cultural imaterial de Goiás

No projeto, o parlamentar afirma que a iguaria culinária faz parte da memória coletiva do estado.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sancionou nesta terça-feira (20/12) a lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) que torna a pamonha patrimônio cultural imaterial do Estado.

O projeto foi apresentado originalmente pelo deputado estadual Coronel Adailton (PRTB) em abril do ano passado. A lei passa a valer a partir da sua publicação no Diário Oficial do Estado de Goiás nesta quarta-feira (21/12). 

O patrimônio imaterial envolve práticas ou costumes que são passadas de geração em geração, sendo constantemente recriadas pela comunidade, sendo parte integrante da identidade cultural de um povo. 
 

Patrimônio cultural imaterial goiano

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o patrimônio imaterial é aquele transmitido de geração a geração, que é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, interação com a natureza e história.

Além das pamonhas, os tradicionais pit dogs e o prato ‘Chica Doida’ também foram reconhecidos como patrimônio cultural cultural de Goiás.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.