22/01/2023 às 23h17min - Atualizada em 23/01/2023 às 00h00min

Acionistas de referência das Americanas divulgam nota sobre escândalo contábil de R$ 20 bi

Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira afirmaram que jamais tiveram conhecimento do rombo e que nunca admitiriam quaisquer manobras ou dissimulações contábeis na companhia.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/01/22/acionistas-de-referencia-das-americanas-divulgam-nota-sobre-escandalo-contabil-de-r-20-bi.ghtml
Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira afirmaram que jamais tiveram conhecimento do rombo e que nunca admitiriam quaisquer manobras ou dissimulações contábeis na companhia. Acionistas de referência da Americanas divulgam nota pública
Os acionistas de referência da Americanas divulgaram nota pública na noite deste domingo (22).
Na nota, os três acionistas escreveram que no dia 11 de janeiro de 2023, por meio de “fato relevante”, a Americanas S.A. tornou pública a existência de significativas inconsistências em sua contabilidade. Desde então, sempre com transparência e imediatismo, vários esforços vêm sendo feitos para o correto tratamento dos desafios que hoje se colocam à empresa.

Eles seguem afirmando que usaram dessa mesma clareza para esclarecer de modo categórico e a bem da verdade que:
1) Jamais tiveram conhecimento e nunca admitiriam quaisquer manobras ou dissimulações contábeis na companhia. Que a atuação sempre foi pautada, ao longo de décadas, por rigor ético e legal. Que isso foi determinante para a posição que alcançaram em toda uma vida dedicada ao empreendedorismo, gerando empregos, construindo negócios e contribuindo para o desenvolvimento do país.
2) Que a Americanas é uma empresa centenária e nos últimos 20 anos foi administrada por executivos considerados qualificados e de reputação ilibada.
3) Que os acionistas afirmaram que contavam com uma das maiores e mais conceituadas empresas de auditoria independente do mundo, a PwC. Que ela, por sua vez, fez uso regular de cartas de circularização, utilizadas para confirmar as informações contábeis da Americanas com fontes externas, incluindo os bancos que mantinham operações com a empresa. Que nem essas instituições financeiras, nem a PwC jamais denunciaram qualquer irregularidade.
4) Que portanto, assim como todos os demais acionistas, credores, clientes e empregados da companhia, os três acionistas acreditavam firmemente que tudo estava absolutamente correto.
5) Que o comitê independente da companhia terá todas as condições de apurar os fatos que redundaram nas inconsistências contábeis, bem como de avaliar a eventual quebra de simetria no diálogo entre os auditores e as instituições financeiras.
6) Que os acionistas manifestam mais uma vez o compromisso de integral transparência e de total colaboração em tudo que estiver ao alcance para esclarecer todos os fatos e suas circunstâncias.
7) Que lamentam profundamente as perdas sofridas pelos investidores e credores, lembrando que, como acionistas, foram alcançados por prejuízos.
8) Que reafirmam o empenho em trabalhar pela recuperação da empresa, com a maior brevidade possível, focados em garantir um futuro promissor para a empresa, seus milhares de empregados, parceiros e investidores e em chegar a um bom entendimento com os credores.
Assinam a nota: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira.
Ouça os podcasts do Fantástico:
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/01/22/acionistas-de-referencia-das-americanas-divulgam-nota-sobre-escandalo-contabil-de-r-20-bi.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.