11/02/2023 às 11h32min - Atualizada em 11/02/2023 às 11h32min

Caiado lança Cartão Família e inicia renovação da frota do transporte coletivo de Goiânia

Novo modelo de bilhetagem permite que até seis membros da mesma família utilizem o transporte coletivo, aos finais de semana e feriados, ao custo de uma única passagem.

Renovação da frota começa a ser estruturada com 80 veículos, além de 114 ônibus elétricos exclusivos para o Eixo Anhanguera

O governador Ronaldo Caiado destacou, nesta sexta-feira (10/02), que “o transporte público tem de servir a todos os cidadãos”, e que esta é a meta do Governo de Goiás. A declaração foi dada durante o lançamento do pacote de melhorias para o sistema da Região Metropolitana de Goiânia. Entre elas, o anúncio da renovação da frota e o lançamento do Cartão Família, um modelo de bilhetagem que viabiliza o uso do transporte coletivo na capital por até seis pessoas, aos fins de semana e feriados, com um valor único. 

O Cartão Família abrange o responsável e mais cinco familiares. Ao apresentar os cartões no validador, será cobrada uma tarifa de R$ 4,30. Para os demais membros do grupo, a viagem será gratuita, gerando economia de até R$ 21,50 por trecho. “Isso nunca foi visto em Goiânia, e jamais existiu em nenhum lugar no Brasil”, comentou Caiado sobre a iniciativa inédita. A ação é resultado de parceria entre o Governo de Goiás, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e a Prefeitura de Goiânia. 

O auxiliar de serviços gerais Jefferson José e sua família receberam os primeiros cartões do programa. “Vai ajudar muito, porque se fosse para pagar passagem pra todo mundo, ficava mais caro”, comentou o pai de cinco filhos. Os planos incluem passeios e momentos de lazer. “Quero levar nossos filhos ao Zoológico, nunca fomos. Dá pra levar todos, pagando menos. Uma economia muito grande”, completou a dona de casa e esposa de Jefferson, Nayane de Araújo.

O Cartão Família pode ser utilizado em qualquer ônibus, terminal ou estação de Goiânia durante os finais de semana e feriados municipais, inclusive no período de férias. O benefício inclui quatro viagens por dia. “Isso chama-se dignidade. Estamos retribuindo aquilo que o cidadão espera de nós: trabalho, seriedade, competência e melhoria da qualidade de vida”, definiu o governador. “É um benefício social que traz resultado para os usuários”, resumiu o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu. Os interessados devem acessar o site do Sitpass (www.sitpass.com.br) para realizar o cadastro. 

Mais novidades
Durante o evento, foram apresentados 20 ônibus adquiridos pela Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás (Cootego). Já para o BRT Norte/Sul, serão 60 novos ônibus cuja aquisição foi anunciada para o mês de julho. A previsão é que toda a frota da Região Metropolitana seja renovada até 2025. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, confirmou que o trecho que passa pela Avenida Goiás, no Centro, será liberado dentro de 20 dias. “Estamos de mãos dadas fazendo com que o transporte público cresça, desenvolva e tenha qualidade no serviço apresentado ao cidadão”, sublinhou. 

O Eixo Anhanguera também concentra ações para levar mais qualidade no atendimento ao usuário. Um edital para aluguel de 114 ônibus elétricos da Metrobus foi lançado para começar a operar ainda neste ano. Já para reforma de terminais e estações, será assinado um protocolo junto a empresários. “Não tenho dúvida de que o Caiado e o Governo de Goiás irão entregar, em breve, com muito trabalho, o melhor transporte coletivo do Brasil e referência para os melhores do mundo. Esse é o nosso objetivo”, declarou o secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), Adriano da Rocha Lima. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.