16/02/2023 às 09h57min - Atualizada em 16/02/2023 às 09h57min

Prefeitura de Goiânia inaugura espaço de atendimento especializado a estudantes com deficiência

Sala de Recurso Multifuncional é direcionada a alunos com transtornos do desenvolvimento e do espectro autista, altas habilidades e superdotação.

Sala de Recurso Multifuncional é direcionada a alunos com transtornos do desenvolvimento e do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Unidade escolar tem 25 crianças com necessidades educacionais especiais, avaliadas e encaminhadas pela equipe multidisciplinar da rede para Atendimento Educacional Especializado (AEE)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inaugura, na tarde desta quarta-feira (15/02), Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Francisco Matias, localizada no Parque Anhanguera. O ambiente é direcionado para atendimento especializado de estudantes com algum tipo de deficiência, transtornos do desenvolvimento, autismo, altas habilidades e superdotação.

As salas fazem parte de política de inclusão adotada pela SME, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), que prevê conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente,  oferecidos  para complementar a formação das crianças e dos estudantes com deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem também, por objetivo, suplementar a formação de estudantes com altas habilidades ou superdotação, conforme Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

A Escola Municipal Francisco Matias conta com 25 crianças com necessidades educacionais especiais, avaliadas e encaminhadas pela equipe multidisciplinar da rede para frequentarem o AEE. Os atendimentos ocorrem no contra-turno do ensino regular, com duração de 50 minutos, duas vezes por semana. Além dos estudantes da própria instituição, a unidade de ensino atenderá crianças da região, tanto de escolas quanto de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

De acordo com o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, a gestão atual tem como prioridade apoiar e ampliar o Atendimento Educacional Especializado. "Em 2020, eram 30 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e, com essa inauguração, teremos 43 salas, espaços com equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos de acessibilidade de excelente qualidade", ressalta.

Inclusão
Além do atendimento nas instituições de ensino regular, a SME oferta atenção inclusiva  nos Centros Municipais de Apoio à  Inclusão (CMAI) e Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) conveniados com a SME (APAE, CAE Renascer, CORAE).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.