20/02/2023 às 09h12min - Atualizada em 20/02/2023 às 09h12min

Policlínicas levam especialidades médicas ao interior do Estado

Com o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás, rede estadual passa de 28 para 43 unidades próprias, entre hospitais e policlínicas que garantiram a regionalização da saúde no território goiano

Confirmando a saúde pública como uma das prioridades máximas do governador Ronaldo Caiado, o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás – o Cora – teve as obras lançadas como a 15ª unidade que passará a funcionar desde que o atual chefe do Executivo está no comando do Estado. O incremento foi de 28 para 43 unidades da rede própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), considerando as que estão em implantação: o Hospital Estadual de Águas Lindas, com conclusão prevista para fevereiro de 2024, e o CORA, cuja primeira etapa deve ser entregue em 18 meses.

Das novas unidades, sete são hospitais que foram implantados em Goiás desde 2019: cinco foram estadualizados – em São Luís dos Montes Belos, Luziânia, Formosa, Itumbiara e Jataí – e dois foram inaugurados já na rede própria da SES, que são o Hospital da Criança e Adolescente (Hecad), na capital, e o Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. Com isso, o Estado cumpre seu papel no Sistema Único de Saúde (SUS), que é de completar a rede assistencial, ofertando serviços de média e alta complexidade.


Ao lançar as obras do Cora, Caiado lembrou que cuidar das pessoas será a maior marca de seus governos. “O estado de Goiás nunca teve hospitais de referência nessa área de oncologia. Criamos em Uruaçu uma área oncológica e estamos expandindo para Itumbiara. Se essa obra do Cora se transforma em realidade, com previsão de 18 a 20 meses para funcionar, é porque houve transparência e porque humildemente fui buscar o diálogo e a parceria com os outros Poderes. Tenho certeza absoluta de que, antes do fim do governo, esse hospital estará atendendo às crianças de Goiás”, afirmou o governador.

“Será um complexo de atendimento com estruturas de alojamento a pacientes e familiares, de reabilitação, prevenção, exames e terapias assistidas. Tudo num único espaço, para dar o máximo de conforto aos pacientes”, explicou o titular da SES-GO, Sérgio Vencio.

Regionalização
A gestão avançou ainda com a rede estadual de policlínicas, que hoje oferta excelência em diagnósticos, consultas e terapias em várias especialidades médicas até então inéditas no interior do estado. São seis unidades localizadas em Posse, Goianésia, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos, Goiás e Formosa. A rede de policlínicas possui toda estrutura para realizar diagnósticos, atendimento ambulatorial e terapias de saúde como hemodiálise.

Além de inaugurar estruturas físicas, a meta é dotar as unidades de uma oferta regionalizada de diagnósticos de precisão e, ainda, inserir novas e essenciais especialidades médicas, priorizando qualidade e humanização. Até então inédita no serviço público estadual, a oncologia já beneficia milhares de pacientes no HCN e em Itumbiara. 

Reconhecimento
A qualidade dos serviços da SES foi atestada com o recebimento do selo de Acreditação ONA 1 pelas policlínicas estaduais das regiões Nordeste, em Posse; do Entorno, em Formosa; do Vale do São Patrício, em Goianésia; e do Sudoeste, em Quirinópolis. A certificação é uma comprovação de que os serviços entregues estão dentro de padrões internacionais, em suas melhores avaliações. 

Os hospitais estaduais também estão entre os melhores do país. Entre 6,6 mil unidades financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), três do Governo de Goiás receberam prêmio concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e por mais três instituições. 

Na mesma avaliação, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) foi selecionado na 14ª posição; o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), na 23ª; e o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), na 24ª colocação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.