21/02/2023 às 14h42min - Atualizada em 21/02/2023 às 14h42min

Prefeito Rogério Cruz decreta luto oficial por três dias pelo falecimento da ex-primeira-dama de Goiás e ex-deputada federal, Iris de Araújo, aos 79 anos

Goiás e o Brasil perdem uma das mais expressivas lideranças femininas, que ao longo de décadas esteve na linha de frente na defesa dos direitos das mulheres e dos ideais democráticos.

Nota
Eu e a primeira-dama, Thelma Cruz, manifestamos nosso profundo pesar pelo falecimento, aos 79 anos, nesta terça-feira (21/01), da ex-primeira-dama de Goiás e ex-deputada federal, Iris de Araújo. Ela estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, foi submetida a uma cirurgia no pulmão, no final de semana, mas não resistiu às complicações.

Diante da contribuição história de Iris de Araújo ao desenvolvimento e bem-estar da capital Goiânia e do Estado de Goiás, decretamos luto oficial por três dias. 

Na segunda metade dos anos 1960, ela iniciava a trajetória ao lado do então prefeito de Goiânia, Iris Rezende, quando desenvolveu importantes ações sociais como primeira-dama do município. 

No processo de redemocratização, no início dos anos 1980, foi uma das lideranças que atuaram nos movimentos pela conquista da democracia. Ela se tornou determinante na mobilização dos municípios do Estado para fazer de Goiânia o palco do primeiro grande comício pelas Diretas, Já.

Em 1994, aceitou o desafio de ser a primeira mulher a disputar o posto de vice-presidente da República na chapa liderada por Orestes Quércia. 

Em duas ocasiões, assumiu o mandato de senadora da República, com atuação destacada. 

Também cumpriu dois mandatos como deputada federal em uma exitosa representação do povo goiano. 

No campo social, foi fundadora e a primeira presidente da Fundação Legionárias do Bem-Estar Social, na Prefeitura de Goiânia. No Governo do Estado, em duas oportunidades, na Presidência da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), desenvolveu intenso trabalho social. 

Ao longo de mais de 50 anos de dedicação à atividade pública, sempre foi defensora das grandes mudanças em prol dos direitos fundamentais da pessoa humana, para se alcançar objetivos de paz, justiça e amor.

Neste momento de grande pesar, elevamos o pensamento a Deus para que console o coração dos filhos Cristiano, Ana Paula e Adriana, netos, familiares, amigos e todos os que admiram a trajetória de nossa eterna Dona Iris. 

Rogério Cruz
Prefeito de Goiânia

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.