27/02/2023 às 22h59min - Atualizada em 28/02/2023 às 00h00min

Designer do AC une história e educação em álbum de figurinhas inspirado em Rio Branco: 'Uma pequena homenagem'

Produção de Prisley Guimarães destaca diversos aspectos da capital acreana por meio de imagens.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2023/02/27/designer-do-ac-une-historia-e-educacao-em-album-de-figurinhas-inspirado-em-rio-branco-uma-pequena-homenagem.ghtml



Produção de Prisley Guimarães destaca diversos aspectos da capital acreana por meio de imagens. Nas páginas do álbum, o autor relembra história de Rio Branco e fala sobre personagens, culinária, clubes de futebol e pontos turísticos
Arquivo pessoal
Uma alternativa aos álbuns comerciais. É assim que o designer gráfico Prisley Guimarães define suas produções que, apesar de também serem comercializadas, abordam temas especiais que não costumam figurar nos projetos das grandes editoras.
LEIA MAIS:
Rio Branco 140 anos: capital não tem hino oficial e bandeira faz homenagem ao barão que ajudou a anexar o Acre ao Brasil
No aniversário de 60 anos do estado, entenda como o Acre chegou a ter quatro capitais
Jornalista lança livro com histórias infantis sobre o Acre nos anos 60 que contava para o filho dormir
E a mais nova proposta dele traz uma homenagem à capital acreana, cidade onde Guimarães nasceu. Ele mora em Belém desde 1995, mas veio ao Acre recentemente apresentar o projeto e buscar parcerias para produzi-lo.
“Uma pequena homenagem para a terrinha, sempre quis fazer um álbum sobre uma cidade, então dei prioridade a Rio Branco por ser minha terra e ter conhecimento sobre o assunto. Meu objetivo é que, através desse projeto, abra-se um leque para execução de outras, afinal são milhares de cidades que podem ter sua história contada em figuras”, ressalta.
Nas páginas do álbum, Prisley relembra história de Rio Branco e fala sobre personagens, culinária, clubes de futebol e pontos turísticos
Arquivo pessoal
O álbum relembra, por meio das figurinhas, vários aspectos da história de Rio Branco. Pontos turísticos, personagens históricos, culinária, clubes de futebol, entre outros. De acordo com Guimarães, as mudanças da cidade aparecem em ordem cronológica em fotos.
“Trata-se da história informal através de imagem onde o colecionador vai relembrar, aprender e se ver no álbum. A história de Rio Branco foi feita por cada figura”, afirma.
Interesse por álbuns de figurinhas
Guimarães afirma que é apaixonado por histórias e figurinhas. Hoje, ele afirma que sua principal fonte de renda são esses projetos gráficos. Os álbuns abordam diversos temas, desde música até futebol.
Livro ilustrado conta história de Rio Branco
Arquivo pessoal
De acordo com o designer, o interesse começou ainda na infância, até que foi transformado em profissão ao longo dos anos. “Colecionei alguns quando criança, estudava na escola Neutel Maia e gostei muito. Inclusive, minha primeira exposição foi na escola", conta.
O álbum “Rio Branco - Ontem, hoje e sempre” está em pré-venda no site onde Guimarães disponibiliza todo seu acervo.
“Se uma imagem vale mais de mil palavras, um álbum de figurinhas com essa abordagem tem um valor incalculável”, finaliza.
Reveja os telejornais do Acre

Fonte: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2023/02/27/designer-do-ac-une-historia-e-educacao-em-album-de-figurinhas-inspirado-em-rio-branco-uma-pequena-homenagem.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.