28/02/2023 às 17h43min - Atualizada em 28/02/2023 às 17h43min

“Cãoterapia” diverte idosos acolhidos em unidade da OVG, em Goiânia

Projeto da Universidade Federal de Goiás levou animais e seus tutores até o centro de idosos do governo estadual localizado no Jardim Bela Vista, proporcionando momentos de alegria e descontração

Referência no atendimento a pessoas com mais de 60 anos, o Centro de Idosos Sagrada Família, unidade da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) localizada em Goiânia, recebeu uma visita especial na última semana: três cães do projeto Terapia Assistida, do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Vacinados e bastante dóceis, os animais foram levados pelos tutores para um passeio pelas áreas comuns, o que foi motivo de alegria e emoção. 

“É muito bom poder abraçar e beijar esse serzinho, ele me passa tanto amor”, afirmou a aposentada Maria Célia de Almeida, de 75 anos, que ficou com os olhos marejados ao pegar a cadela Eva, da raça Spitz Alemão. “Vem com a vovó!” cochichou dona Maria Gentil Almeida Santos, de 75 anos, entre um afago e outro. Responsável pela iniciativa, a psicóloga Márcia Stoco disse que o contato com os animais “provoca nos idosos atitudes mais positivas com relação à depressão, ao estresse, à solidão e à ansiedade”.

O Sagrada Família conta com uma equipe multidisciplinar que trabalha para promover a qualidade de vida e a longevidade dos idosos. Ainda assim, a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, comenta que a carência do grupo é evidente e, por isso mesmo, uma preocupação constante. “Quando eles viram os animais, relembraram dos cães e gatos que tiveram, dos nomes que eles davam, contaram histórias. Foi algo muito bonito e gratificante”, contou.

Modalidades
O Centro de Idosos Sagrada Família oferece quatro modalidades: Instituição de Longa Permanência, com maior grau de dependência; Casas-Lares, onde moram idosos com autonomia funcional, em casas individuais com segurança e acompanhamento; Centro Dia, em que pessoas da terceira idade passam o dia na unidade; e Centro de Convivência, que oferece atividades de saúde e lazer, entre outras.

“São cuidados que promovem a saúde do corpo e da mente”, informa a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.