28/03/2023 às 15h39min - Atualizada em 28/03/2023 às 15h39min

Atleta de Aparecida de Goiânia vence competição internacional de taekwondo

Evento foi realizado no Rio de Janeiro

https://aredacao.com.br/
No final de semana, Dângela Guimarães, 22 anos, venceu o Pan Am Series II de Taekwondo, no Rio de Janeiro. A atleta de Aparecida de Goiânia, que é titular da seleção brasileira da modalidade, estreou com pé direito na categoria até 46 kg.
 
Para garantir o ouro para Aparecida de Goiânia, a atleta venceu as quatro lutas que disputou. Ela derrotou duas adversárias brasileiras, uma peruana e outra canadense na competição organizada pela União Pan-Americana de Taekwondo (PATU) em parceria com a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), na Arena Carioca.  
 
A medalha de ouro representa muito para a atleta que vive a expectativa do sonho olímpico. “Vamos aguardar a atualização do ranking mundial, mas nossa previsão é subir cerca de 20 pontos”, diz Dângela. 
 
Atual 21ª do ranking mundial, a aparecidense já tem outra competição pela frente. Em maio, ela disputa o mundial no Azerbaijão.

A grande meta da aparecidense, que também é estudante de direito e 3º sargento da Marinha do Brasil, é representar o Brasil e Aparecida de Goiânia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. “A preparação é intensa, estou bastante focada em conquistar uma vaga. Não será fácil, mas vou até o fim”, completa.
 
“Estamos orgulhosos com mais uma conquista relevante. Resultados como este indicam que a gestão municipal acredita, incentiva e investe no esporte”, sublinha o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão. Dângela retorna a Aparecida de Goiânia na próxima sexta-feira (31/3). Nesta semana, ela integra a seleção brasileira durante treinamentos em São Paulo.
 
Títulos
A atleta de Aparecida de Goiânia coleciona títulos importantes no taekwondo. Ela é campeã brasileira, campeã pan-americana, sul-americana, campeão do Open da Argentina, Open Espanha, Open Chile e outros.
 
Aparecida Compete
Atletas de diferentes modalidades representam Aparecida de Goiânia em competições estaduais, nacionais e internacionais com apoio do Aparecida Compete. O programa municipal custeia transporte, hospedagem e alimentação de atletas de alto rendimento.
 
Criado em 2017, o Aparecida Compete contribui com o desenvolvimento do esporte na cidade. Vários atletas beneficiados já conquistaram títulos importantes, elevando no nome do município no Brasil e no Mundo.
 
Na última semana, a Câmara Municipal aprovou projeto do Poder Executivo que dobra o valor investido no esporte. Em 2023, a administração vai investir R$ 500 mil no programa de incentivo aos atletas de alto rendimento.
 
“O apoio da gestão, através do Aparecida Compete é fundamental para que nossos atletas participem de grandes competições. Antes, era muito complicado porque os atletas garantiam vagas, mas não tinham a certeza de que irão participar dos torneios”, lembra Edgar Guimarães que é pai e treinador de Dângela.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.