31/03/2023 às 21h18min - Atualizada em 31/03/2023 às 21h18min

Prepare o bolso: remédios terão reajuste de 5,6% a partir deste sábado (1º/4)

Índices de reajustes dos remédios são calculados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) e atualizados anualmente

https://www.metropoles.com/

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta. Os índices de reajustes são atualizados anualmente, conforme cálculos realizados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

Veja a publicação no DOU:

Resolução Cm-cmed Nº 1, De 30 de Março de 2023 – Resolução Cm-cmed Nº 1, De 30 de Março de 2023

 

O cálculo usa uma fórmula que se baseia na inflação, por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 12 meses, até fevereiro de cada ano.

A medida publicada nesta sexta, contudo, pode não afetar diretamente os valores praticados nas farmácias, uma vez que a Cmed define o valor máximo que cada remédio pode atingir no mercado, e não age como tabelamento de preços.

BrasilGoverno define reajuste nos medicamentos. Aumento pode passar de 5%, diz sindicatoBrasilPreço dos remédios pode subir 5,6% em abril, diz SindusfarmaBrasilGoverno Bolsonaro incinerou R$ 13,5 mi em remédios para doenças rarasBrasilFalha em sistema sobre remédios controlados dificulta acesso a dados“Ano atípico”

Em nota, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) afirmou que os últimos anos foram “atípicos” para o setor, especialmente devido à pandemia causada pelo coronavírus e diante da incidência de sintomas pós-Covid, que impulsionaram preços. A guerra da Ucrânia também elevou gastos com logística, informou o sindicato. 

“Mesmo reajustando preços pelo índice autorizado ou sendo obrigadas a reduzir descontos em alguns produtos, várias indústrias farmacêuticas fecharam o balanço de 2022 com margens reduzidas”, consta na nota divulgada pela entidade.

Ainda em comunicado, o Sindusfarma ressaltou que o consumidor deve pesquisar os preços dos medicamentos e estar atento aos valores, já que nenhuma empresa pode aumentar o preço máximo ao consumidor sem autorização do governo.

“É importante o consumidor pesquisar nas farmácias e drogarias as melhores ofertas dos medicamentos prescritos pelos profissionais de saúde”, recomenda Nelson Mussolini, presidente do sindicato.

Além disso, a entidade pontuou que o reajuste não é automático nem imediato. “Dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais dos estabelecimentos, aumentos de preço podem demorar meses ou nem acontecer”, explicou Mussolini.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.