02/05/2023 às 17h50min - Atualizada em 02/05/2023 às 17h50min

Governo incentiva conduta consciente em parque ambiental de Alto Paraíso

Campanha de conscientização lembra que é proibido consumir bebidas alcoólicas nas dependências do parque e entrar com animais domésticos, à exceção de cães-guias

Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizaram uma ação no Parque Estadual Águas do Paraíso (Peap), localizado no município de Alto Paraíso, para orientar turistas e guias a respeito de boas práticas de conduta na unidade de conservação.

A campanha foi encerrada na última segunda-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador. 

A Semad lembrou que é proibido, por exemplo, fazer fogueira no interior do Peap, consumir bebida alcoólica, acampar, entrar com animais domésticos (à exceção de cão-guia), caçar e pescar. "Também explicamos que do Peap nada se leva, somente fotos e lembranças. Considera-se crime ambiental coletar plantas nativas ou capturar animais silvestres", diz Mariana Moura, superintendente de Unidades de Conservação e Regularização Ambiental (Sucra) da Semad.  

Os servidores ressaltaram que todo o lixo deve ser trazido de volta dos atrativos, e que o jeito certo de o descartar é levá-lo para casa (mais aconselhável) ou depositá-lo nas lixeiras ao lado das tendas. Pede-se aos frequentadores que sempre permaneçam nas trilhas já existentes e não saiam delas para chegar ao destino final. "Para o bem-estar de todos, o Peap dispõe de banheiros químicos para os visitantes utilizarem", completa Mariana. 



Perfil
Durante a ação, a Semad também colheu dados para promover uma análise do perfil dos turistas que frequentam o parque, como já havia feito nos períodos entre os dias 06 e 10 de abril e 20 a 24 do mesmo mês. A secretaria vai empreender o mesmo esforço em julho e setembro.  

O Peap é uma unidade de conservação criada a partir do decreto 9.712, de setembro de 2020. O objetivo de sua existência é garantir a preservação da área e sua beleza cênica, além de proteger o patrimônio ambiental do estado e do cerrado.

O Peap tem área total de 5,6 mil hectares e localiza-se na zona rural do município de Alto Paraíso de Goiás, distante 420 quilômetros de Goiânia.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.