09/05/2023 às 18h34min - Atualizada em 09/05/2023 às 18h34min

Governo de Goiás lança campanha em comemoração aos 300 anos da descoberta das Águas Quentes

Evento de apresentação da marca e do selo comemorativo será realizado nesta quarta-feira (10/05), às 19h, em Rio Quente.

Região é um dos principais destinos de turismo no Brasil

O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), lança nesta quarta-feira (10/05), às 19h, uma campanha em comemoração aos 300 anos da descoberta das Águas Quentes em Goiás. O evento de apresentação da marca e do selo comemorativo da ação será realizado em Rio Quente, um dos principais destinos de turismo no Brasil. 

Durante todo o ano, serão promovidos eventos para comemorar os 300 anos da descoberta das águas termais na região, entre eles, festival gastronômico, lançamento de trilha ecológica e Natal das Águas Quentes. A iniciativa é realizada em parceria com as prefeituras de Caldas Novas e Rio Quente e Associação Regional das Águas Quentes de Goiás (AQUA), com apoio das Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Corpo de Bombeiros. 


Os municípios de Caldas Novas e Rio Quente estão entre os maiores destinos do Brasil. “O Governo de Goiás investe na valorização das águas termais, que vai muito além do turismo, passando pelo meio ambiente, empreendedorismo e saúde. Trabalhamos, também, a conexão entre os dois municípios, consolidando a maior estância hidrotermal do mundo”, explica o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral. 

Segundo dados históricos, em 1722, o bandeirante Bartolomeu Bueno Filho, durante suas andanças por Goiás, descobriu uma riqueza natural: as águas termais. Tempos depois, o local se transformou em um dos destinos mais procurados do país. Atualmente, as cidades de Caldas Novas e Rio Quente recebem mais de 5,3 milhões de turistas por ano.

A região abriga, também, o Parque Estadual da Serra de Caldas, um santuário ecológico muito procurado para realização de expedições científicas, educacionais e turísticas. A Serra é a responsável pela geotermia, que gera o aquecimento da água. O processo ocorre a partir da água da chuva que penetra no solo em grande profundidade. Quanto mais fundo avança, mais quente ela se torna, a pressão aumenta e volta para a superfície formando as fontes de água quente. A temperatura média chega a 37 graus celsius.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.