17/05/2023 às 22h56min - Atualizada em 18/05/2023 às 00h00min

Dupla suspeita de extorquir vítimas e ameaçar divulgar fotos íntimas tem prisão preventiva decretada no AM

Eles foram presos na segunda-feira (15), pelos crimes de extorsão, falsa identidade e invasão de dispositivo informático de uso alheio.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/05/17/dupla-suspeita-de-extorquir-vitimas-e-ameacar-divulgar-fotos-intimas-tem-prisao-preventiva-decretada-no-am.ghtml



Eles foram presos na segunda-feira (15), pelos crimes de extorsão, falsa identidade e invasão de dispositivo informático de uso alheio. Delegacia Geral de Polícia Civil serviu como central de flagrantes nessas eleições
Eliana Nascimento/G1 AM
Dois jovens, de 22 e 24 anos, presos suspeitos de extorquir e ameaçar divulgar fotos íntimas de vítimas em um grupo de mensagens com mais de 200 mil pessoas, tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva pela Justiça, na tarde de terça-feira (16). Eles foram presos na segunda-feira (15), pelos crimes de extorsão, falsa identidade e invasão de dispositivo informático de uso alheio.
O delegado titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), Antônio Rondon, alerta a todos que pensam ou planejam cometer crimes na internet que repensem essa conduta, pois o ambiente virtual não é terra sem lei e há punição para criminosos que se aproveitam disso.
“Tivemos o caso das prisões em flagrante dos dois, que estavam ameaçando e extorquindo vítimas em divulgar fotos íntimas em um grupo de mensagens. Eles foram encaminhados à audiência de custódia e tiveram a prisão preventiva decretada pelo Poder Judiciário”, explicou
A autoridade policial destacou que essa decisão demonstra total intolerância para esse tipo de crime, uma intolerância que não só está no Poder Judiciário, mas como em toda sociedade. Apesar de ambos não terem antecedentes criminais, o caso se torna ainda mais grave pelo sofrimento causado às vítimas, ao serem expostas, conforme apontou a decisão judicial.
As investigações iniciaram após uma vítima, 22, registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na Dercc, informando que estavam circulando fotos íntimas dela em grupo de aplicativo voltado à venda de conteúdo pornográfico; lá eles falavam que para mandar as fotos explícitas, sem emojis, os integrantes deviam transferir os valores para uma chave pix cadastrada no nome de um deles.
Segundo Rondon, Douglas possivelmente teve acesso a essas imagens invadindo o aparelho celular das vítimas, por meio de links distribuídos pelas redes sociais, e quando elas clicavam, automaticamente, ele conseguia invadir e ter acesso às imagens.
Um dos suspeitos era responsável pela conta bancária onde os valores eram depositados. Os golpistas conseguiram arrecadar em poucos dias mais de R$ 2,5 mil.
Outras duas mulheres já afirmaram que foram vítimas dos infratores. As investigações terão continuidade para averiguar a participação de outras pessoas no delito.
Denúncia
A PC-AM orienta no caso de ser vítima desse golpe, o primeiro passo é registrar o Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer delegacia, inclusive, pela Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/.
As vítimas também podem registrar na Dercc, localizada nas dependências da Delegacia Geral (DG), avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital.
“É importante a vítima reunir o máximo de informações e provas como prints das conversas, comprovantes de pagamento, endereço eletrônico dos sites fraudulentos, para que as investigações possam ser iniciadas”, enfatizou.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/05/17/dupla-suspeita-de-extorquir-vitimas-e-ameacar-divulgar-fotos-intimas-tem-prisao-preventiva-decretada-no-am.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.