19/05/2023 às 16h05min - Atualizada em 19/05/2023 às 16h05min

Governo Lula anuncia RG sem o campo ‘sexo’

Novo documento não fará distinção entre nome de registro e 'nome social'

O governo federal anunciou, na quarta-feira 17, que a Carteira Nacional de Identidade (CNI) passará por mudanças. Os novos documentos de RG serão emitidos sem o campo “sexo”.
 

Também não haverá mais diferença entre o nome de registro e o chamado “nome social” — somente o item “nome” será impresso.

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDH) afirma que as mudanças foram definidas a fim de “tornar o documento mais inclusivo e representativo”. Responsável por implementar as alterações, o órgão cita ainda que tem por objetivo evitar discriminações contra pessoas da comunidade LGBT.

“Teremos um documento inclusivo”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Souza Mascarenhas. “Pretendemos que esse seja um instrumento que permita a reconstrução da relação de cidadania entre o Estado e o cidadão, que a gente saiba com quem que a gente está falando e que essa pessoa possa exigir do Estado seus direitos e cumprir seus deveres, além de ser reconhecido como uma pessoa”, prossegue o integrante do governo Lula.

Apesar do anúncio por parte do MDH, a retirada dos campos “sexo” e “nome social” do novo RG não será imediata. De acordo com o próprio governo, um decreto para regulamentar as mudanças deverá ser publicado até o fim deste semestre.

O novo RG

novo rg

novo rg

Foto: Divulgação

A lei que prevê a implementação da CNI — o novo RG — foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no começo do ano. O texto aprovado prevê o número de CPF como único registro para identificação dos brasileiros em todos os bancos de dados de serviços públicos.

Até o momento, a CNI já pode ser emitida em 12 Estados do país:

  1. Acre;
  2. Alagoas;
  3. Amazonas;
  4. Goiás;
  5. Mato Grosso;
  6. Minas Gerais;
  7. Pernambuco;
  8. Piauí;
  9. Paraná;
  10. Rio de Janeiro;
  11. Rio Grande do Sul; e
  12. Santa Catarina.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.