29/05/2023 às 19h00min - Atualizada em 29/05/2023 às 19h00min

Jogos podem deixar de ser realizados nos estádios do Goiás, Atlético e Vila

Medida proposta em projeto de lei da Câmara de Goiânia valeria para partidas realizadas antes das 20 horas

O vereador Paulo Magalhães (União Brasil) propôs um projeto de lei que proíbe a realização de partidas de futebol nos estádios do Goiás Serrinha (Hailée Pinheiro), do Vila Nova (Onésio Brasileiro Alvarenga-OBA) e do Atlético Goianiense (Antônio Accioly) em dias úteis. 

Se aprovado, o texto terá um grande impacto no meio esportivo da capital. A proibição fica restrita quando a partida de futebol tiver o horário definido antes das 20 horas. 

Paulo Magalhães sugeriu que o órgão municipal responsável pelo trânsito na capital tenha a prerrogativa de restringir o estacionamento de veículos nos arredores dos estádios nos dias de jogos de futebol, a fim de assegurar a mobilidade dos cidadãos. Além disso, o projeto estabelece que essa limitação não será aplicada ao estádio Serra Dourada.

De acordo com o projeto, a Prefeitura não tem capacidade de alterar o fluxo das vias ou permitir a circulação apenas em uma pista, em decorrência da partida de futebol. “Igualmente a infração ao dispositivo desta lei importará na aplicação de multa no valor de R$ 50 mil por jogo, sem prejuízo de apuração e punição dos responsáveis”, cita o vereador.

O vereador utilizou uma série de argumentos na defesa do projeto de lei. Ele justifica que houve um engarrafamento na semana passada na avenida Edmundo Pinheiro, no entorno do Estádio da Serrinha. Magalhães citou que o local estava intransitável por causa do jogo do Goiás pela Copa Sul-americana, apesar de a rua ser a principal via de acesso a instituições importantes da cidade como o Hospital de Urgência de Goiás (Hugo) e à sede da Polícia Federal (PF) de Goiás.  

Magalhães sabe que a proposta gera fortes debates entre dirigentes dos clubes, torcedores e mídia esportivas, porém reafirma que a realização de jogos em dias úteis e em horários de maior fluxo de veículos restringe o direito de ir e vir da população. “Bem como causa sério impacto na mobilidade urbana”, completou. 

Ele ressalta que a capital possui um estádio que foi criado para proporcionar maior conforto aos torcedores, com uma estrutura para receber o maior público, com amplo estacionamento, acesso facilitado por avenidas largas e baixo impacto aos transeuntes, como o Serra Dourada. “Minha proposta visa, portanto, reduzir o impacto maléfico, caos urbano, constrangimento e violência”, finalizou. 


Link
Notícias Relacionadas »