26/06/2023 às 09h12min - Atualizada em 26/06/2023 às 09h12min

Policlínicas do Governo de Goiás acumulam 200 mil atendimentos em um ano

As seis unidades instaladas nas macrorregionais de saúde do estado garantem serviços médicos e multiprofissionais para população do interior

As Policlínicas Estaduais de Posse, Quirinópolis, Goianésia, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos garantiram mais de 200 mil atendimentos médicos e de multiprofissionais da saúde no último ano. As unidades do Governo de Goiás consolidaram o processo de regionalização da Saúde e ampliaram o acesso digno dos goianos à rede pública. 

"As policlínicas oferecem serviços ambulatoriais e exames de qualidade, visando à resolutividade no acesso do paciente", diz o secretário estadual de Saúde, Sérgio Vencio. "A preocupação do governador Ronaldo Caiado é focada diretamente na população que está mais distante, por isso as unidades estão espalhadas no estado, a fim de levar atendimento a todo território”, acrescenta.

Unidades ambulatoriais especializadas, as policlínicas oferecem serviços e atendimentos em pelo menos 20 especialidades, como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, mastologia, neurologia, pediatria, ortopedia, pneumologia, reumatologia, entre outros. Contam ainda com equipes multiprofissionais com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e exames de análises clínicas e de imagem, procedimentos ambulatoriais como pequenas cirurgias, serviço de terapia renal substitutiva e Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

Atendimento
Em 2022, as unidades realizaram mais de 152 mil atendimentos médicos, 116 mil com equipe multiprofissional e dispensaram quase 82 mil medicamentos especializados. Realizaram ainda cerca de 9 mil exames específicos para o rastreio e diagnóstico de câncer de mama e colo uterino, como ultrassonografia de mama e mamografia. A entrega de medicamentos nas policlínicas inclui consulta farmacêutica com orientações ao usuário para o uso adequado do remédio prescrito pelo médico.

Para ampliar a oferta dos serviços em saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) prevê a implantação, em cada policlínica, de Centros Especializados de Odontologia (CEO), para a realização de procedimentos como periodontia, endodontia, atendimento a pessoas com necessidades especiais e diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca. Para serem atendidas nas Policlínicas Estaduais, os usuários devem ser encaminhados, de forma regulada, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.