11/07/2023 às 08h32min - Atualizada em 11/07/2023 às 08h32min
Exposição fotográfica “Um Focinho Mudou a Minha Vida” convida o público à adoção animal, no Flamboyant Shopping
Associação Focinho Caridoso promove ação na Alameda de Serviços entre os dias 8 e 21 de julho, no horário de funcionamento do shopping
Da Redação
Lara Monteiro Um focinho já mudou a sua vida? Uma coisa é fato. Quem ama animais tem essa resposta na ponta da língua. Foi pensando nessa capacidade que os animais têm de transformar vidas, que a Associação Focinho Caridoso apresenta na Alameda de Serviços, do Flamboyant Shopping, uma mostra do seu trabalho de amor pelos animais e luta a favor da proteção desses bichinhos em situação de abandono.
Como destaque, no período de 8 a 21 de julho e no horário de funcionamento do shopping, o público poderá conferir uma exposição fotográfica com 10 telas, exibindo cães e gatos resgatados e que atualmente vivem em lares temporários. Os pets foram clicados ao lado de personalidades goianas influentes e engajadas na proteção animal sob o olhar da fotógrafa Lara Monteiro.
Na programação, os visitantes ainda podem conhecer as histórias de vida de cada animal, e quem sabe, o coração se abrindo para esse novo amor, é convidado a adotá-lo, uma vez que todos os cães e gatos fotografados estão disponíveis para adoção. Outra comodidade é que no local, voluntários da associação irão se revezar para tirar dúvidas dos visitantes. Quem se interessar em contribuir com os projetos da associação ou realizar doações ainda poderá ganhar brindes exclusivos.
Tema relevante
Conforme explicam as responsáveis pelo evento, no Brasil atualmente existem 30 milhões de animais vivendo nas ruas, segundo os dados mais recentes. Destes animais, a maioria foi abandonado nas ruas ainda jovem, ou, ainda, há aqueles que foram abandonados após apresentarem doenças consequentes da idade. A minoria destes nasceu nas ruas, como apontam os novos estudos, visto que a mortalidade de filhotes que nasceram nas ruas é muito grande em comparação àqueles que conseguem dar continuidade à vida. Entretanto, dos 30 milhões de animais abandonados, mais de 172 mil animais estão dentro de abrigos que deveriam ser lares temporários. Porém, sem adoções, muitos morrem sem conhecer o amor.
“Queremos sensibilizar a sociedade goiana sobre a adoção de animais abandonados resgatados de maus tratos a fim de aumentar o número de adoções e desafogar abrigos de animais que seguem lotados. Nossa exposição propõe uma reflexão sobre o viés transformador da adoção, cuja ação transforma a vida do animal e de quem o recebe em casa”, pontua a estudante de medicina veterinária Alessandra Rabelo, presidente da Associação.
Os fotografados foram convidados pela associação para participar da iniciativa por defenderem a causa da adoção. “Entendemos que a cultura de optar pela adoção ao escolher ter um cão ou gato em casa precisa ser enraizada na sociedade e, contar com influenciadores digitais, artistas e pessoas públicas comprometidas em mudar o sofrimento animal decorrente do abandono é fundamental para trazer essa mudança de hábito ao nosso Estado. Além disso, muitos desses adotaram ou resgataram animais durante a sua vida, como é o caso da influenciadora Sarah Campos, do músico e compositor Xexéu, da própria diretora da Associação Carla da Focinho e outros”, lembra a empreendedora e fundadora da entidade Carla Cristiane.
Conheça os fotografados
Sarah Campos
Criadora de conteúdo digital, empresária, influenciadora digital
Mãe do Pipico, Roli, Tode e Nina
Simelli Lemes
Delegada responsável pelo Grupo de Proteção Animal da Polícia Civil
Mãe do Jhonny, Hachi, Billy, Chico e Pretinho
Maite e Julieta (em memória)
Rafael Vieira
Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás
Pai da Bebel e da Rita
Felipe Machado (Gatito Art)
Artista visual e designer
Pai do Totó (em memória)
Daniela Haun
Promotora de justiça e coordenadora da área do Meio Ambiente do Centro de Apoio
Operacional do Ministério Público de Goiás
Mãe do Falcol
Pituca (em memória)
Xexéu
Músico e compositor goiano
Pai do Chico
Izza Montero
Atriz, modelo, apresentadora e influenciadora digital
Mãe da Xu, Frappé Ayva e Björn
Tuany Ribeiro
Modelo, empresária, influenciadora digital
Mãe da Amora e do Chico
Homero Arte
Artista e designer
Pai da Pilica
Serviço:
Exposição fotográfica “Um Focinho Mudou a Minha Vida”
Período: 08 a 21/07
Local: Alameda de Serviços (próximo à lotérica)
Mais informações: Carla 62 9208-9011
Instagram: Focinho Caridoso @focinhocaridoso
Mais sobre a Focinho Caridoso
A Focinho Caridoso nasceu como um Projeto de Extensão Universitária na Universidade Federal de Goiás (UFG), quando a jovem estudante de Medicina Veterinária Alessandra Rabelo enxergou o abandono de cães e gatos como um problema que afeta a vida dos animais e de toda a comunidade. Foi então que, aos 18 anos, fundou a Associação Focinho Caridoso, que se consolidou em 2020, quando a empreendedora Carla Cristiane trouxe seu amor pelos animais para a luta diária da Proteção Animal. A Associação tem a missão de lutar pela dignidade animal trabalhando com projetos e campanhas que promovam o bem-estar de cães e gatos em vulnerabilidade e combatam os maus tratos contra os animais. Com 3 Pilares de atuação - Castração, Conscientização e Adoção - A Associação trabalha com projetos de Cooperação Técnica com Municípios para formatação de políticas públicas de controle populacional de cães e gatos, campanhas e projetos de educação sobre Guarda responsável e combate aos maus tratos. Também organiza eventos de adoção que proporcionam a milhares de animais a chance de construírem uma nova história.