26/07/2023 às 18h13min - Atualizada em 26/07/2023 às 18h13min

“Um lugar que merece respeito” resume Caiado sobre restauração da igreja do povoado de Areias, na cidade de Goiás

Igreja Nossa Senhora Aparecida também recebeu adequações de acessibilidade e segurança; obra integra conjunto de 10 templos religiosos em restauração pelo projeto Fé, Religiosidade e Devoção

O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado inauguraram, na manhã desta quarta-feira (26/07), a restauração de um dos templos religiosos mais representativos do patrimônio arquitetônico e histórico da cidade de Goiás: a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no povoado de Areias. O templo construído em 1910 passou por obras que preservam a estrutura original e agora está mais seguro para receber fiéis e visitantes. 

“Essa igreja era um tradicional ponto de parada de comitivas que faziam longas viagens com destino ao Rio de Janeiro. É um lugar que merece respeito, porque faz parte da história do município”, destacou Caiado. Para ele, a preservação do edifício é uma maneira de cultivar a identidade do povo goiano, intimamente ligada à primeira capital do estado. Os trabalhos foram supervisionados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A inauguração foi seguida de missa celebrada pelo bispo Dom Jeová, que alertou, durante a homilia, sobre o risco “de uma sociedade desmemoriada, que perde a sua identidade em um mundo de mudanças constantes e rápidas”. O pároco da igreja, padre Augusto, disse que ver o espaço restaurado era um “sonho”: “O governador foi movido por uma sensibilidade que demonstra muito carinho com nosso santuário”, agradeceu. 

Executada com recursos do Governo de Goiás no valor de R$ 1,7 milhão, a obra incluiu reparos nos pisos e paredes; reparos e implantação de sistema elétrico e de cabeamento estruturado e hidrossanitário; revisão da cobertura, sistema de drenagem pluvial e de revestimentos externos e internos; pinturas internas e externas; calçamento externo e reformas nos banheiros.

“A acessibilidade foi ampliada para as pessoas com limitações físicas, que não conseguiam subir os degraus, e agora têm acesso lateral ao templo por meio de uma rampa. Isso traz dignidade a todos os fiéis”, acrescentou o governador. O governo recebeu, no último dia 20, parecer favorável do Conselho Estadual de Cultura para o tombamento da igreja que, a partir desta data, tem proteção provisória, enquanto está em curso o processo definitivo.

Outras obras
A secretária da Cultura, Yara Nunes, acrescenta que essa é a primeira igreja entregue de um conjunto de várias que serão restauradas dentro do projeto Fé, Religiosidade e Devoção. “Não estamos apenas restaurando ou reformando templos religiosos pela fé e pela religião, mas por toda a história que é guardada dentro desses prédios”. Conforme cronograma da Secult, serão 10 igrejas em sete municípios.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.